Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Experiência acolhedora

Atendimento humanizado pode ser alternativa para odontofobia

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
12 set 2019 às 16:18

Compartilhar notícia

- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Oferecer uma experiência acolhedora é um diferencial quando uma pessoa passa por um tratamento de saúde. O conceito de atendimento humanizado pode ser aplicado a diversos serviços, inclusive aos odontológicos, e a fim de prevenir traumas, a humanização tem o objetivo de trazer segurança ao paciente.

A odontofobia – medo de consultório, dentistas e procedimentos –, afeta crianças e adultos e é uma das principais causas do descuido com a saúde bucal. Ansiedade, tremores, suor frio, taquicardia são alguns da sintomas do distúrbio que pode afetar também a saúde psicológica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo o diretor da rede Oral Sin Implantes, dr. Victor Hugo Brochado, uma experiência humanizada vai além dos procedimentos e cada paciente deve receber atenção especial. Chamar o paciente pelo nome, ouvir atentamente aos seus questionamentos e suas histórias, sorrir sempre ao falar com ele, entender suas inseguranças são ações muito simples, mas que fazem toda a diferença para deixá-lo à vontade. "Desde o agendamento da consulta, passando por uma recepção cativante e avaliações atenciosas. Quando o paciente percebe o afeto em todas as etapas, ganhamos sua confiança e o processo fica mais leve", diz.

Leia mais:

Imagem de destaque
Conheça o MusicalMente

Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional

Imagem de destaque
No União da Vitória

Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul

Imagem de destaque
Foco e disciplina

'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento

Imagem de destaque
Câncer e outras doenças

Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória


Outro fator que preocupa pessoas com odontofobia é a anestesia em procedimentos mais invasivos. Perder o controle da situação e não ver o que está sendo feito são receios de quem sofre do distúrbio. Implantes dentários são feitos com anestesia local e, há ainda, a opção do uso da sedação consciente. Esta técnica permite que o paciente fique acordado.

Adotar medidas simples pode fazer grande diferença em uma intervenção odontológica. É necessário cativar e fidelizar cada pessoa. "É sempre importante prezar pela tranquilidade. Explicar o procedimento, estar atento a queixas e dúvidas e checar se há dor. Essas são algumas medidas que acalmam. É essencial que essa postura seja adotada com adultos e crianças durante todo o tratamento, dessa forma, as chances de abandono as consultas são menores", finaliza o especialista.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo