Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Exageros

Beber e comer demais compromete fertilidade do homem

Redação Bonde com assessoria de imprensa
17 out 2012 às 10:27

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Que os excessos fazem mal à saúde todo mundo sabe. Mas o que alguns homens desconhecem é que seus maus hábitos sociais podem comprometer a fertilidade e por em risco planos futuros de constituir uma família. "O impacto negativo do fumo, do álcool e da obesidade naqueles que estão querendo gerar um filho é muito grande. As centenas de substâncias presentes no cigarro e nas bebidas alcoólicas aumentam o estresse oxidativo sistêmico, empobrecendo a qualidade do esperma", diz o doutor Edson Borges – especialista em Reprodução Humana do Fertility – Centro de Fertilização Assistida, em São Paulo.

Já a obesidade, além de representar um risco para a saúde em geral, aumenta as chances de o paciente ficar diabético. "Testes de DNA com espermatozoides de pacientes diabéticos demonstram maior quantidade de material defeituoso, podendo resultar em infertilidade masculina, problemas de gestação e abortos espontâneos, principalmente quando o paciente desconhece a doença", diz o médico. "O diabético costuma apresentar uma significativa redução no volume de sêmen. Em cada seis casais com um dos cônjuges portador de diabetes tipo 2, pelo menos um precisa recorrer a uma clínica especializada em medicina reprodutiva para gerar um filho".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Borges também chama atenção para um mau hábito que reduz as chances de uma fertilização assistida bem-sucedida: o elevado consumo de gordura e carne vermelha. "O consumo elevado, diário, de carne vermelha por adultos reduz as chances de gravidez principalmente por causa dos efeitos negativos que xenoestrogênios e esteróides anabolizantes – tóxicos sintéticos presentes em maior ou menor medida nas carnes industrializadas – desempenham no sistema reprodutor masculino".

Leia mais:

Imagem de destaque
Conheça o MusicalMente

Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional

Imagem de destaque
No União da Vitória

Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul

Imagem de destaque
Foco e disciplina

'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento

Imagem de destaque
Câncer e outras doenças

Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória


Na opinião do especialista, é fundamental o acompanhamento nutricional e emocional do casal assim que dá início a um tratamento de fertilização assistida. "Além de reorganizar os hábitos do paciente, é indicado o consumo de grãos e frutas para elevar a qualidade do esperma durante todas as fases do tratamento. Nossos resultados, inclusive, sugerem que não só o homem deve ser bem informado sobre os efeitos que os hábitos de vida desregrados exercem no sucesso do tratamento, como também sua companheira".

Fonte: Dr. Edson Borges, especialista em Reprodução Humana, diretor científico do Fertility – Centro de Fertilização Assistida, em São Paulo – www.fertility.com.br


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo