Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
3.339 casos confirmados

Brasil tem 16 estados com surto ativo de sarampo

Redação Bonde com Agência Saúde
13 set 2019 às 16:55

Compartilhar notícia

- Tomaz Silva/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Segundo o boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, o Brasil registrou 3.339 casos confirmados de sarampo em 16 estados nos últimos 90 dias. Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul passaram a integrar a lista de estados com surto ativo da doença no novo documento.

O atual boletim aponta a notificação de 24.011 casos suspeitos, sendo que 17.713 (73,8%) estão em investigação e 2.957 (12,3%) foram descartados. Nesse último levantamento, os casos confirmados representam 89% do total de 2019. Não houve novos registros de mortes em decorrência da doença.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A maioria dos casos confirmados está em São Paulo (3.254), com 97,5% do total. O estado é seguido do Rio de Janeiro (18), Pernambuco (13), Minas Gerais (13), Santa Catarina (12), Paraná (7), Rio Grande do Sul (7), Maranhão (3), Goiás (3), Distrito Federal (3), Mato Grosso do Sul (1), Espírito Santo (1), Piauí (1), Rio Grande do Norte (1), Bahia (1) e Sergipe (1).

Leia mais:

Imagem de destaque
Conheça o MusicalMente

Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional

Imagem de destaque
No União da Vitória

Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul

Imagem de destaque
Foco e disciplina

'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento

Imagem de destaque
Câncer e outras doenças

Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória


As crianças são as mais suscetíveis às complicações e óbitos por sarampo. A incidência de casos em menores de um ano é nove vezes maior em relação à população em geral. A cada 100 mil habitantes, 52 crianças nessa faixa etária obtiveram confirmação para o sarampo.


A segunda faixa etária mais atingida é de um a quatro anos. Esses dados do boletim epidemiológico elevam atenção para ações mais pontuais para este público. Neste ano, foram confirmados quatro óbitos por sarampo: três óbitos ocorreram em menores de um ano de idade; e um óbito em um indivíduo de 42 anos. Nenhum dos quatro casos eram vacinados contra a doença.

"É importante vacinar, neste primeiro momento, o público que é mais suscetível às complicações do sarampo. As crianças menores de 5 anos estão na faixa etária com maior número de internações e apresentam maior risco de desenvolver complicações, como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos pelo sarampo", ressalta o secretário de vigilância em saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo