A última semana nas redes sociais vem sendo agitada. Uma campanha, até o momento, sem dono ou idealizador, lançou a tag #nomakeupselfie (Selfie sem maquiagem), incentivando mulheres a postarem fotos suas sem maquiagem em apoio ao combate ao câncer. Além disso, a campanha também pede doações para pesquisas médicas.
Apesar da iniciativa, algumas associações criticam o movimento. Yomi Adegoke (22), estudante de direito, afirma que não faz sentido associar vulnerabilidade ao não uso de maquiagem. "Sei que a campanha é para mostrar que é normal uma mulher não usar maquiagem, mas sugerir que fazer isso é ficar exposta e vulnerável é algo problemático", afirmou. "Não entendo por que, em 2014, é considerado 'inovador' uma mulher não usar maquiagem."
A colunista do jornal The Guardian, Sali Hughes, também criticou a campanha, apontando a questão da vaidade e citando que a maioria das mulheres que postaram seus selfies, de fato, não doaram nem um centavo em prol da causa.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
Mas ainda há aqueles que apoiam a iniciativa. A modelo Amy Willerton defendeu seu ponto de vista no programa Today. "As mulheres estão se expondo e mostrando um lado vulnerável, assim como todos estamos vulneráveis ao câncer."
Até o último sábado, o Cancer Research UK já havia recebido, aproximadamente, 7,6 milhões de reais em doações.
(Com informações do Portal Terra)