Os olhos não são como os cabelos, que na velhice ainda pode-se tingir. Mas acontece que você pode realmente mudar a sua cor com a ajuda de um laser. A técnica foi lançada pela Califórnia Stroma Medical e é atualmente disponível em vários países, mas ainda não recebeu aprovação nos Estados Unidos.
Até o momento, 37 pacientes no México e Costa Rica foram submetidos ao procedimento, que transformaram permanentemente os olhos de marrom para azul.
Como é que funciona
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
Não envolve nenhuma adição de cor nos olhos, ao contrário, usa-se a dispersão da luz. Em pessoas de olhos azuis, quando a luz multicolorida cai no olho, os comprimentos de onda azul são refletidas de volta e depois são pegas pelos nossos nossos olhos. Já em pessoas de olhos castanhos envolve a camada frente dos olhos, chamado estroma, ela contém uma extrema abundância de melanina, o pigmento que dá também a pele e a cor do cabelo. Então, para ir do castanho para azul, tudo que precisa ser feito, é remover a melanina presente na íris.
O presidente da Stroma explicou à CNN como funciona: "O princípio fundamental é que sob cada olho castanho é existe a cor azul. A única diferença entre um olho castanho e um olho azul é a camada muito fina de pigmento na superfície."
De acordo com os médicos, o procedimento a laser leva apenas 20 segundos, embora os resultados não serão evidentes durante várias semanas, uma vez que leva um certo tempo para o corpo remover a camada de pigmento morto. Vale lembrar que este procedimento custa cerca de U$ 5.000!
(Fonte: climatologia geográfica)