O Comitê Municipal de Aleitamento Materno (Calma) realizará nesta segunda-feira (17), às 19 horas, uma reunião para a apresentação de protocolos e a organização da Semana Mundial de Aleitamento Materno. O encontro será na sede da Associação Médica de Londrina, localizada na Avenida Harry Prochet, 1.055.
Durante a reunião, os participantes conhecerão mais sobre o "Protocolo de hipoglicemia no período neonatal", que será apresentado por profissionais do Hospital Universitário e do Coraçãozinho. Isso porque, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, os recém-nascidos apresentam maior risco de hipoglicemia em comparação aos adultos. Além disso, o protocolo está recomendado na nota técnica, elaborada em 2016, com orientações aos serviços de saúde de Londrina a respeito da amamentação e do uso de complementação alimentar em recém-nascidos.
Na oportunidade, também serão debatidas as ações necessárias para a realização da 26ª Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM 2017), que será realizada de 1 a 7 de agosto. A temática deste ano será "Trabalhar juntos para o bem comum". Ela foi sugerida pela Sociedade Brasileira de Pediatria com a pretensão de articular as ações que devem ser realizadas com o envolvimento de diversos órgãos municipais e várias entidades da área da saúde.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
Ao todo, integram o Calma 17 instituições dos segmentos de ensino, assistência e pesquisa em aleitamento materno, representantes de universidades, Unidades Básicas de Saúde, instituições filantrópicas, profissionais autônomos e outros.