Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Médico responde

Como prevenir o perigo das queimaduras?

Redação Bonde com assessoria de imprensa
19 ago 2013 às 15:52

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Lesão gerada normalmente por algum agente físico como o frio ou o calor, a queimadura pode ter
diversas causas, e, sendo assim, suas características variam de caso para caso. Outros fatores que podem ser responsáveis por essa forma de lesão são a eletricidade, o contato com certos produtos
químicos, radiações, ou a fricção.

As queimaduras são classificadas em graus, de acordo com a sua profundidade. A de primeiro grau é a menos perigosa e atinge apenas a primeira camada da pele. "É dolorosa, mas regride em poucos dias. Um bem exemplo disso é a queimadura solar que deixa a pele avermelhada e ardida", comenta o Dr. Alderson Luiz Pacheco, cirurgião plástico de Curitiba – PR.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Já a queimadura de segundo grau é aquela um pouco mais profunda, que causa bolhas, e, consequentemente, mais dolorosa, porque nela há a exposição das raízes nervosas que foram atingidas. "Porém, a mais perigosa de todas é a queimadura de terceiro grau. Ela é tão profunda que atinge até os músculos e ossos. Os tecidos podem chegar a ficar negros e sem vida, causando a necrose. Nas bordas de uma queimadura de terceiro grau haverá queimaduras de primeiro e segundo grau" explica Pacheco.

Leia mais:

Imagem de destaque
Conheça o MusicalMente

Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional

Imagem de destaque
No União da Vitória

Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul

Imagem de destaque
Foco e disciplina

'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento

Imagem de destaque
Câncer e outras doenças

Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória


O especialista, que adquiriu grande experiência na área como cirurgião plástico de queimados no Hospital Universitário Evangélico de Curitiba, comenta que o atendimento a uma pessoa queimada pode ser realizado na fase aguda ou na fase tardia. "Na fase aguda são realizados cuidados locais com medicamentos eficazes em penetrar nos tecidos e matar as bactérias em crescimento, minimizando o dano aos tecidos" explica.Segundo o médico, um dos grandes problemas que a queimadura traz para o paciente não é físico, e sim psicossocial. "É complicado, pois em alguns casos o paciente era saudável e, após alguns minutos, a queimadura tomou parte do seu corpo, tornando-o parcial ou completamente deformado, e isso é uma coisa difícil de ser assimilada por qualquer um"
ressalta.


E é para isso que existem as cirurgias plásticas reparadoras de queimaduras, que, segundo o especialista, envolvem muito mais do que questões estéticas, já que podem melhorar substancialmente a auto-estima e até salvar a vida do paciente. Apesar de a medicina ter evoluído muito e poder ajudar muito no processo de recuperação do paciente, Pacheco diz que a prevenção ainda é a melhor forma de combater as queimaduras. "Existem algumas atitudes que podem e devem ser tomadas por todos para evitar acidentes que possam resultar em queimaduras", explica.

Algumas soluções práticas para o dia-a-dia oferecidas por Pacheco são: ao cozinhar, colocar o cabo da panela virado para o lado do fogão, a fim de que ninguém puxe ou se esbarre sem querer, fazendo-a cair; proteger os aparelhos quentes, como o ferro de passar roupa e o forno, e, se possível, deixá-los longe do alcance das crianças; tampar as tomadas e não deixar fios desencapados soltos; não fumar perto de substâncias inflamáveis, como em um posto de gasolina, por exemplo; ficar atento ao usar álcool e fósforo para acender churrasqueiras ou braseiros; verificar se não existem vazamentos de gás na casa; tomar cuidado em festas que tenham fogos de artifício; não abrir a tampa do radiador do carro com o motor ainda quente, já que o vapor e a água quente provocam queimaduras sérias; "e o mais simples, mas muitas vezes esquecido, principalmente pelas mulheres: sempre passar protetor solar", conclui Pacheco.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo