Torcicolo é um enrijecimento da musculatura do pescoço e que causa muitas consequências incômodas. O torcicolo pode ser causado por fatores genéticos ou sejam herdado de seus parentes, ou adquirido, devido a danos no sistema nervoso, na parte superior da coluna ou da musculatura. Se a condição ocorre sem uma causa conhecida, é chamada torcicolo idiopático.
O torcicolo pode se desenvolver na infância ou na idade adulta. O torcicolo congênito (presente no nascimento) pode ocorrer se a cabeça do bebê estava na posição errada, enquanto crescia no ventre, ou se os músculos ou fornecimento de sangue para o pescoço são feridos.
O torcicolo adquirido é, de longe, sua forma mais comum e vai passar espontaneamente em 1-4 semanas. Normalmente, o músculo esternocleidomastoideo ou o trapézio estão envolvidos. Às vezes resfriados ou posturas incomuns estão implicados, no entanto, em muitos casos não há uma causa clara encontrada.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
Tumores na base do crânio podem também comprimir o suprimento nervoso para o pescoço e causar o torcicolo. Estes problemas devem ser tratados cirurgicamente e apenas após diagnóstico preciso do médico, após algumas semanas consecutivas sem melhoras no quadro do torcicolo.
Infecções na faringe posterior podem irritar os nervos que suprem os músculos do pescoço e causar também o problema. Tais infecções podem ser tratadas com antibióticos, se elas não forem muito graves, mas pode exigir uma intervenção cirúrgica em casos intratáveis.
Infecções de ouvido e remoção cirúrgica das adenoides, podem causar um problema conhecido como síndrome de Grisel, uma subluxação das articulações cervicais superiores, principalmente a articulação atlantoaxial, devido a frouxidão dos ligamentos inflamatórios causados por uma infecção. Esta ponte deve ou ser quebrado através da manipulação do pescoço ou cirurgicamente ressecada. O uso de certos fármacos, tais como antipsicóticos, também pode causar o problema.
Tratamento
O tratamento da causa possível é essencial, e os sintomas incômodos devem ser eliminados. Para o torcicolo agudo, relaxar e colocar uma aplicação quente sobre a área dolorosa. O médico pode aconselhá-lo a tomar medicamentos que aliviam a dor e relaxam o pescoço.
A terapia de casos crônicos pode exigir, além disso, técnicas e remédios mais especializados, mas devemos respeitar as doses prescritas pelo médico.
A fisioterapia, osteopatia, quiropraxia, acupuntura também se mostraram úteis na resolução deste problema. Dependendo das circunstâncias, algumas pessoas precisam ser operadas. Em alguns casos, a inserção de um colar cervical ajuda a apoiar a sua cabeça.
(com informações do site Cria Saúde)