A ansiedade é uma reação natural que o corpo tem sempre que se sente ameaçado por alguma situação. Isso pode ocorrer mesmo em circunstâncias onde não há perigo real, como durante um discurso em público ou uma prova escolar.
A ansiedade e o estresse, em quantidades ideais, são importantes para nos manter alertas e focados quando necessário. Porém, quando acontecem de forma exagerada, podem prejudicar aspectos pessoais, sociais e profissionais da nossa vida e atuar de forma negativa sobre a saúde.
Uma alimentação adequada pode amenizar este nervosismo excessivo e nos deixar mais tranquilizados. "A relação mais evidente entre a nutrição e o estresse é que um dos principais sintomas da presença deste quadro é a alteração no apetite do indivíduo. Essa alteração pode se evidenciar através de uma ampliação do apetite, gerando, em muitos casos, um aumento de peso acentuado, ou através da redução do apetite, podendo chegar à anorexia", explica a nutricionista Lenita Borba, membro da Câmara Técnica do Conselho Regional de Nutricionistas de São Paulo.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
Os alimentos que controlam a ansiedade são os que contêm carboidratos, vitaminas e triptofanos. Estas substâncias são capazes de elevar o nível da serotonina no cérebro, o neurotransmissor responsável por controlar o humor e produzir a sensação de bem-estar e relaxamento.
Alimentos contra a ansiedade
Procure fracionar as refeições durante o dia e evite ficar longos períodos sem se alimentar. Esta medida garante que os níveis de açúcar no sangue se mantenham estáveis, evitando, assim, variações de humor.
Leite e derivados magros
Além de serem fonte de triptofano, a falta de cálcio (presente em grande quantidade nestes alimentos) no sangue está associada ao aumento da ansiedade. Aposte em iogurtes, queijos e outros derivados magros.
Arroz, massa e farinhas integrais
Os carboidratos contribuem diretamente para a sensação de bem-estar. Este é um dos motivos pelos quais sentimos vontade de comer doces quando estamos ansiosos ou estressados. Fuja destes vilões que, além de prejudicarem a saúde, podem causar o efeito oposto a longo prazo e aumentar ainda mais a ansiedade. Prefira os chamados carboidratos complexos, como cereais integrais.
Chocolate amargo
Por ser rico em carboidratos e triptofano, o chocolate amargo ajuda a produzir a serotonina, moderando a compulsão alimentar e reduzindo a ansiedade.
Jabuticaba
Além de conter carboidratos, a fruta é rica em vitaminas do complexo B, que atuam como antidepressivas.
Frutas cítricas
"Por apresentarem vitamina C, elas auxiliam a reduzir a secreção de cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenalina em situações de ansiedade e estresse", afirma a professora e nutricionista da Universidade Gama Filho Eliana Louzada. Aposte na acerola, abacaxi, laranja, mexerica, limão, etc.
(com informações do site Bolsa de Mulher)