Dores de cabeça constantes, irritações constantes, sensação de cansaço, visão turva, ardência, coceira tremores e aquelas irritantes contrações involuntárias, entre outros vários sintomas, são sinais de que você pode estar com fadiga ocular ou a síndrome do olho seco.
Segundo especialistas, este problema é muito comum entre pessoas que trabalham a maior parte do tempo em contato com telas de computadores, televisões, ou que necessitam de grande atenção a detalhes visuais.
O profissional de áreas da tecnologia sofre ainda mais com o problema que está associado à baixa umidade do ambiente e à luz artificial nem sempre adequada para a leitura. A posição do monitor também interfere. O ideal é que a tela fique abaixo do nível dos olhos.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
Confira ajustes que você pode fazer no seu dia a dia para evitar o cansaço visual.
1. Umidificadores de ar são uma solução para melhorar o ambiente de trabalho. Se faltar um, um copo com água sobre a mesa do escritório tem o mesmo efeito, porém menor.
2. Descansar os olhos por cerca de dois minutos a cada duas ou três horas de esforço ajuda. Basta fechá-los, piscar e olhar para o horizonte – numa distância maior que seis metros.
3. Ajuste a iluminação do local de trabalho, isto é, evite raios de sol na direção dos olhos e reflexos na mesa. A tela do computador também pode ter a frequência aumentada.
4. Deixe cadeira e mesa em posições que deixem a coluna ereta e confortável, enquanto ombros e pescoço ficam relaxados. A tela do computador deve ficar abaixo do nível dos olhos, e o teclado, mais próximo do monitor, para assegurar uma postura saudável.
5. Pisque mais vezes, pois, apesar de ser um ato involuntário, piscamos cinco vezes menos do que o habitual quando estamos diante de computadores.
6. Quando o corpo está cansado por causa de trabalho excessivo, falta de sono ou estresse físico e mental, boas horas de sono são inevitáveis para relaxar também os olhos.
(com informações do site Globo e Arte Médica)