Por ano são diagnosticados no Brasil cerca de 577 mil novos casos de câncer. Já existem centenas de Associações no país lutando para garantir que melhores condições de tratamento estejam disponíveis aos pacientes, porém individualmente as mudanças e conquistas conseguidas por cada uma são mais lentas. Pensando nisso, cerca de 50 entidades se reuniram para juntas começarem a reivindicar pelas principais demandas da oncologia no Brasil.
O movimento foi lançado no 1° Congresso Todos Juntos Contra o Câncer, onde estiveram presentes os principais líderes da saúde no Brasil que discutiram temas relevantes para o segmento.
A partir das discussões e demandas levantadas foi criada a Declaração para Melhoria da Atenção ao Câncer no Brasil. O Movimento TJCC passará a monitorar conjuntamente as ações do governo em torno das demandas desse documento por meio de reuniões mensais e discussões na comunidade do "Todos Juntos Contra o Câncer" na plataforma virtual da Amar a Vida. Anualmente, um congresso será organizado para acompanhar os avanços nas políticas do ano anterior e atualizar o documento com novas prioridades e necessidades.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
Em setembro acontecerá o 2º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer nos dias 25 e 26 no World Trade Center São Paulo – Events Center, o evento busca:
Mapeamento das melhores práticas.
Fomento de colaborações na Rede de atenção a oncologia.
Discutir a onde estamos na implementação da Política Nacional do Câncer.
Ampliar a exposição do segmento em todo país.
O Congresso é uma das atividades realizadas pelo Movimento TJCC para reunir os atores presencialmente e fomentar as discussões sobre o câncer no Brasil.