Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Antibiótico mancha o dente?

Conheça nove mitos e verdades sobre a saúde bucal

Redação Bonde com Assessoria de imprensa
27 mai 2019 às 15:32
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Para manter um sorriso saudável e bonito, muitas pessoas optam por seguir dicas que encontram na internet ou indicações de amigos próximos. Mas nem sempre essas informações estão corretas e ainda podem levar ao agravamento da saúde bucal e consequentemente da saúde geral, pois algumas doenças que afetam o organismo têm origem pela boca.


Para não arriscar e manter a saúde em dia, o primeiro passo a seguir é o acompanhamento de um cirurgião-dentista que será responsável por indicar medidas preventivas e realizar tratamentos necessários. Para esclarecer o tema, o Crosp (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo) listou alguns mitos e verdades sobre a saúde bucal. Confira:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Quanto mais creme dental usar melhor a escovação?

Leia mais:

Imagem de destaque
Vivência do mountain bike

Alvo Bike terá palestra sobre alinhamento do corpo e da mente no ciclismo

Imagem de destaque
Comportamento de apatia

Síndrome do Tédio também afeta saúde mental no ambiente de trabalho

Imagem de destaque
Mulheres são mais afetadas

Câmara aprova inclusão de políticas públicas para Burnout no SUS; especialistas comentam

Imagem de destaque
Caso Iza

Entenda os impactos emocionais e a importância do suporte psicológico para gestantes


Mito. A impressão de que muito creme dental ajuda na limpeza dos dentes é um engano. Uma pequena quantidade é suficiente para uma ótima limpeza nos dentes, pois o recomendado é colocar o creme apenas dentro das cerdas da escova dental.

Publicidade


Segundo Luciana Scaff Vianna, da Câmara Técnica de Periodontia do CROSP, a limpeza mecânica (escova e fio dental) é a grande responsável pela higienização completa. "Importante destacar que o creme dental precisa conter flúor em sua fórmula, pois o elemento é comprovadamente eficaz na prevenção da cárie."


Posso comer uma maçã e não escovar os dentes?

Publicidade


Parcialmente mito. "Não é totalmente mito, pois comer uma maçã ajuda a limpar a superfície vestibular (frontal) dos dentes. Mas não é tão eficaz como realizar uma higiene bucal completa com o uso de escova, fio e creme dental. Ao passar o fio, possivelmente haverá restos do alimento entre os vãos do dente. Comer maçã é muito melhor que comer chocolate ou doces, mas nunca devemos substituí-la por uma escovação completa, pois sempre precisamos remover os resíduos dos alimentos", reforça Vianna.


Mascar chiclete acaba com o mau hálito?

Publicidade


Mito. "Apesar de mascarar o odor ruim, o chiclete não acaba com o problema. E nos casos em que o cheiro é muito forte, o sabor do chiclete pode se misturar ao cheiro e ser ineficiente", explica Rosileine Uliana, membro da Comissão de Halitogia do CROSP.


Creme dental com efeito branqueador clareia os dentes?

Publicidade


Mito. "Somente o cirurgião-dentista está apto para indicar um tratamento clareador. O mais recomendado é realizar o procedimento em consultório e seguir todas as instruções do profissional. O creme dental branqueador é indicado para a manutenção do clareamento. Alguns são muito abrasivos e removem apenas as manchas externas, assim dão a sensação de dentes mais brancos, mas, na verdade, riscam o esmalte dentário e muitas vezes deixam os dentes mais opacos (sem brilho)", afirma a especialista.


Mulheres grávidas precisam dar mais atenção a saúde bucal?

Publicidade


Verdade. "Durante a gestação, a mulher se torna mais vulnerável a doenças bucais, como a cárie e a doença periodontal. Um dos motivos é o conjunto de alterações hormonais que modificam a saliva e o pH da boca. Doenças na cavidade oral colaboram para desfechos negativos na gestação, como mortalidade perinatal e prematuridade, por isso, a saúde bucal da mãe interfere diretamente na saúde do bebê", diz a conselheira Sofia Uemura, do CROSP.


Antibióticos mancham os dentes?

Publicidade


Parcialmente verdade. "A tetraciclina é o único tipo de antibiótico com efeitos colaterais que podem comprometer os dentes. Ela costuma danificar o esmalte dos dentes e manchá-los – em alguns casos, alterando a cor para um tom acinzentado. Mas, esse efeito colateral representa perigo apenas para os dentes que estão em formação, isto é, entre o quarto mês de vida intrauterina e até aproximadamente os setes anos de idade."


Bicarbonato de sódio pode clarear os dentes?


Mito. "Muito comum em receitas caseiras para clarear os dentes, o bicarbonato de sódio não é a melhor maneira de clarear os dentes. O produto é um abrasivo forte que atua como esfoliante, polindo a superfície externa e podendo causar desgaste aos dentes."


O chá das folhas de batata doce pode curar a dor de dente?

Mito. "Apesar da crença popular de que o chá tem ação anti-inflamatória, não há nenhuma evidência científica da sua eficácia. Para tratar a dor, é sempre recomendado que faça uma consulta com o cirurgião-dentista. O profissional fará o diagnóstico da origem do problema e assim, tratá-la da forma mais adequada."


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade