Corpo & Mente

Coração artificial infantil 100% nacional será implantado

31 jul 2013 às 16:16

Um equipamento fabricado pelo Incor traz esperança às crianças que estão na fila de espera para um transplante de coração. Fabricado desde 2002, o primeiro coração artificial infantil totalmente desenvolvido no Brasil está sendo testado em animais. Até o final deste ano, o equipamento deve ser implantado em 30 pacientes.

O coração artificial tem a função de substituir o coração que já está inativo, bombeando o sangue, até que o paciente receba um órgão por meio do transplante. Segundo os pesquisadores, o tempo recomendado de uso do equipamento é de até três meses. Poderão receber o dispositivo recém-nascidos, crianças e adolescentes.

O equipamento funciona de forma semelhante aos dispositivos desenvolvidos para adultos. O ventrículo é acionado por um console pneumático ligado à rede elétrica e é mantido por baterias durante a movimentação do paciente.

O projeto também recebe apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). (Com informações www.dw.de)


Continue lendo