Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Sem exageros!

Cuidado para não acabar com seu verão

Redação Bonde
31 dez 2009 às 20:44

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

De dezembro a março, a média de temperaturas máximas registradas pelo Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) chega a 31°C nas regiões Oeste, Sudoeste, Norte e litoral do estado. Com o calor, alguns cuidados devem ser tomados em relação à alimentação. A primeira recomendação é ingerir bastante líquido, que é essencial em toda estação, mas no verão, a necessidade aumenta.

O médico cardiologista André Ribeiro Langowiski, técnico da Divisão de Risco Cardiovascular da Secretaria da Saúde, lembra que o recomendado é beber dois litros de líquidos por dia ou um copo de 250 ml a cada hora. "Mas quem pratica atividades físicas deve ingerir mais e optar por bebidas isotônicas ou água de coco, um poderoso hidratante natural".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Outra recomendação é consumir frutas e verduras, por serem ricas em líquidos e também menos calóricas que outros alimentos, proporcionando bem-estar. Optar por frutas e verduras da estação pode resultar em economia, e algumas opções do verão são manga, uva, abacaxi, ameixa, pepino, tomate, cenoura e salsão.

Leia mais:

Imagem de destaque
Conheça o MusicalMente

Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional

Imagem de destaque
No União da Vitória

Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul

Imagem de destaque
Foco e disciplina

'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento

Imagem de destaque
Câncer e outras doenças

Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória

A ingestão moderada de frituras também deve ser observada todo o ano. Uma alternativa mais saudável é grelhar a carne, de preferência branca. O peixe, de carne branca e magra, é uma das opções para quem está no litoral – além do frango – às carnes vermelhas. Porém, Marise Penteado de Melo, chefe da Divisão Da Vigilância Sanitária de Alimentos da SESA, lembra que por ter muita água e ser fonte de proteína, o peixe é um alimento muito fácil de estragar. Portanto, para consumi-lo, fique atento à frescura na hora da compra e aqueça a mais de 65°C por inteiro para evitar contaminação (com AEN).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo