A Secretaria de Estado da Saúde vai promover nos dias 14 e 15, em Curitiba, o Seminário Estadual sobre Síndromes Respiratórias Agudas, incluindo o enfrentamento da gripe. Será apresentada a estratégia adotada no Estado em 2012 para o diagnóstico e tratamento em adultos e crianças e medidas de prevenção. Deverão participar representantes dos estados do Sul, do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), entidades médicas e universidades para ampliar a discussão.
"O objetivo do seminário é reunir profissionais de saúde envolvidos no enfrentamento das síndromes respiratórias e construir estratégias para os próximos anos", explicou o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.
O aparecimento das síndromes respiratórias é mais comum na Região Sul devido às condições climáticas. "Aprendemos muito com a pandemia de gripe A (H1N1) em 2009 e certamente erramos menos com o reaparecimento do vírus neste ano. No entanto, ainda tivemos mortes pela busca tardia no atendimento e por pacientes que tinham doenças pré-existentes", completou.