Nesta segunda-feira (10/04) inicia-se mais uma turma do "Desafio dos 100 dias", programa da Secretaria Municipal de Saúde de Ibiporã, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que propõe aos participantes reeducação alimentar e adoção de hábitos saudáveis. Cerca de 20 pessoas se inscreveram para esta turma, a primeira do ano.
A programação para o primeiro dia será a apresentação do projeto e dos profissionais que trabalharão com a turma. Também será realizada uma dinâmica para socializar os participantes.
Os participantes vão se reunir três vezes por semana (segundas, quartas e sextas-feiras, das 7 às 9 horas), para participar de atividades relacionadas à atividade física, fisioterapia, nutrição, psicologia e acupuntura. A orientação é feita por uma equipe multiprofissional da rede básica de saúde. Todas as atividades são gratuitas.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
Para participar do projeto é preciso ter idade de 18 a 65 anos, e estar com o Índice de Massa Corporal (IMC) entre 27 kg/m² e 42 kg/m². É necessário também ter disponibilidade de horário e estar apto a realizar atividades físicas, pois os treinos são intensos e se o participante tiver problemas ortopédicos pode haver agravamento deste problema. Os encaminhamentos foram feitos pelas Unidades Básicas de Saúde.
"A nutrição investe na educação alimentar e na alimentação balanceada e saudável. O gasto energético fica a cargo da educação física. A fisioterapia também auxilia no fortalecimento dos músculos e no autoconhecimento do próprio corpo. Já a acupuntura ajuda na aceleração do metabolismo e controle da ansiedade", expõe a nutricionista Ruth Yukiara Watanabe.
O programa, realizado duas vezes por ano, existe desde 2010 e já ajudou centenas de pessoas a emagrecer com saúde. "Embora não seja fácil mudar hábitos alimentares e estilo de vida, estamos obtendo bons resultados com o projeto, como a redução de peso, medidas, reeducação alimentar, melhoria dos exames de saúde e inserção da atividade física à rotina", revela a nutricionista do projeto.
O Nasf também coordena o programa "Desafio Kids", que funciona nos mesmos moldes do "Desafio dos 100 Dias", mas é voltado para crianças entre quatro e 12 anos com sobrepeso ou obesidade. A previsão é que as atividades iniciem em maio.
Serviço
Início de mais uma turma do "Desafio dos 100 Dias"
Quando: segunda-feira (10/04)
Horário: 8 horas
Local: Sala de reuniões do Nasf, localizada no Centro de Saúde Dr. Eugênio Dal Molin (Posto Central) – Rua Padre Vitoriano Valente, 540 – em frente à Prefeitura Municipal de Ibiporã.