Estudos têm demonstrado que o hábito alimentar materno no intrautero já pode influenciar tanto no crescimento como no peso fetal, podendo ainda determinar características futuras do peso desde a primeira infância, até a idade adulta.
A maioria das mulheres obesas começa a ganhar peso após a adolescência, após o casamento, a gestação e a menopausa. O uso de alguns anticoncepcionais parece favorecer a obesidade. Na menopausa pode ocorrer um maior acúmulo de gordura no abdômem, local tipicamente masculino, pela falta do estrógeno (hormônio feminino).
O uso da reposição hormonal na menopausa não parece favorecer o emagrecimento, mas sim levar apenas a uma mudança no local do depósito da gordura corpórea (da barriga, para as coxas e culotes).
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
O homem ganha mais peso após uma mudança no seu estilo de vida, de quando se é jovem, ativo, e passa para a fase de homem maduro, casado, principalmente quando é ou se torna um sedentário.
O fator metabólico é um fator conjugado para o ganho do peso. Com o passar dos anos perdemos massa muscular e a substituímos por massa gordurosa. Por isso o exercício físico pode ser um grande aliado, para que preservemos a massa muscular e evitemos um maior ganho de massa gordurosa.
José O. Cervantes Loli - médico endocrinologista e metabologista