Depende de cada pessoa. O uso contínuo de esmaltes e removedores a base de acetona pode provocar ressecamento das unhas, fragilizando as mesmas. As unhas não respiram, mas ressecam. Este ressecamento pode ser contornado deixando uma noite por semana sem uso de esmalte e fazendo uma hidratação local com creme de barreira ou óleo de amêndoa. Como tratamento sistêmico pode-se usar biotina 10 mg por dia.
Fragilidade ungueal é uma queixa comum nos consultórios dermatológicos. A incidência na população geral é de aproximadamente 20% sendo mais comum em mulheres - 3:1. Na maioria dos casos os pacientes procuram o dermatologista por ser um problema estético.
As principais características da unha frágil são: fendas (divisão), descamação, descolamento do leito ungueal, facilidade de quebrar, afinamento da lâmina, presença de sulcos ou estrias longitudinais ou paralelas.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
A fragilidade ungueal pode ter outras causas: ação de agentes físicos e químicos, infecção como a micose, alergias, envelhecimento, genética, dermatoses, doenças sistêmicas, carência de vitamina e idiopática (sem causa).
Hélio Celestino - dermatologista