Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Entenda

Especialista explica sobre a origem emocional das alergias

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
10 abr 2019 às 16:50

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Algumas alergias crônicas podem atrapalhar muito o dia a dia faz com que os medicamentos tornem-se rotina. Segundo o fisioterapeuta com foco em Saúde Integrativa e sócio da Biointegral Saúde, Sergio Bastos Jr, as alergias podem ser muito emocionais e o tratamento pode ser acessível.


O especialista revela que uma das queixas mais frequentes na prática do dia a dia é a alergia. "Tem gente que já acorda, pela manhã, espirrando, se coçando, começando o dia de um jeito nervoso e estressado. Tem quem já se acostumou com a alergia a tal ponto que nem lembra mais como é viver sem ela. Mas é possível quebrar essa linha de raciocínio do organismo, ou seja, eliminar o agente para acabar com a reação, já que a alergia é sempre uma resposta do nosso corpo a algo". Segundo ele, o segredo é descobrir ao quê.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Existem muitas respostas possíveis e é preciso estudar cada caso separadamente. Mas uma coisa é certa: grande parte das alergias tem fundo emocional e, por isso, os medicamentos funcionam como paliativos, nos fazem conviver melhor com os sintomas, mas não conseguem eliminar o agente", explica Sergio.

Leia mais:

Imagem de destaque
Conheça o MusicalMente

Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional

Imagem de destaque
No União da Vitória

Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul

Imagem de destaque
Foco e disciplina

'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento

Imagem de destaque
Câncer e outras doenças

Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória


Bastos explica que é muito mais fácil, e comum, que haja uma causa emocional que desencadeia a alergia. "A mudança de temperatura é somente, digamos a "desculpa" que o corpo acha para permitir que a alergia seja acionada". Sergio lembra: a primeira alergia é a dos bebês, que estão vivendo a adaptação da novidade do mundo, e que nós, em menor ou maior escala, também estamos vivendo o contato com o novo a cada dia", afirma o especialista.

Publicidade


"Pois, se o contato com o novo provoca insegurança e medo, mesmo que inconscientes, eles podem vir mascarados de alergia, para que o corpo possa se proteger e nos proteger daquilo que é considerado uma ameaça! Mas, como saber? Buscando as causas primárias da alergia, por meio de técnicas de saúde integrativa que vão encontrar, lá no fundo, de onde as reações estão vindo, do que elas querem nos proteger".


Alergia, geralmente é reação que vem do medo


Para Sergio, as causas reais podem ser muitas: "medo do perigo, do abandono, da morte, de não conseguir atingir seus objetivos, de se separar de alguém querido ou de não conseguir se separar de alguém que nos faz mal. O medo é o principal agente de toda alergia. Ele está lá, a maioria das vezes agindo de forma silenciosa. Encontrar a causa ajuda a eliminar o agente e, portanto, as reações. Claro que é preciso um tratamento, trabalhar corpo e mente, mas temos inúmeros casos em que a pessoa simplesmente descobre que a alergia não está mais lá".

Parece impossível? Segundo Sergio, não é: "basta entender que existe uma causa para tudo e que ela pode estar mais dentro de nós do que imaginamos. É preciso vasculhas nosso interior, buscar nas nossas emoções o que nos torna vulneráveis. Mas é possível e, muitas vezes, quando o tratamento é realizado da forma correta, tem um desenvolvimento rápido. O que não pode é achar que é normal sentir-se mal todos os dias", finaliza.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo