No estudo, publicado nesta semana no British Journal of Medicine, os cientistas concluíram que os quilos perdidos após uma dieta ou exercícios físicos são expirados como monóxido de carbono, durante a respiração.
Conforme a Lei de Conservação da Massa de Lavoisier, "na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".
Ou seja, os átomos que formam os triglicérides, compostos que constituem a gordura, precisam se transformar em algo após ser queimados.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
Muita gente acredita que o resultado da metabolização da gordura é defecado ou convertido em músculos. Mas os pesquisadores descobriram que, na verdade, o ser humano expira seus quilos a mais.
A equipe da Universidade de South Wales começou a investigar o mistério a partir de uma fórmula: C55H104O6 + 78O2 > 55CO2+52H2O + energia.
Essa expressão química descreve aquilo que acontece quando uma molécula de triglicérides, a gordura que predomina no corpo humano, é queimada.
De acordo com a fórmula, quando a gordura é metabolizada, ela é transformada em dióxido de carbono, água e energia.
Segundo cálculos dos pesquisadores, para oxidação de 10 quilos de gordura humana é necessária a inalação de 29 quilos de oxigênio. O resultado dessa transformação são 28 quilos de dióxido de carbono e 11 quilos de água.
Os cientistas então calcularam qual a razão entre água e CO2 produzidos como resultados pela oxidação da gordura. De acordo com os pesquisadores, 84% dos triglicérides se transformam em dióxido de carbono e os 16% restantes, em água.
Ou seja, o ser humano expira a maior parte da gordura perdida durante a respiração.
Dessa forma, de forma grosseira, é possível dizer que perder peso ajuda a fotossíntese das plantas e contribui para o aquecimento global, já que o CO2 é um dos gases do efeito estufa.
(Com informações infoexame)