Corpo & Mente

Estudo liga poluição a risco de coágulos sangüíneos

31 dez 1969 às 21:33

Uma pesquisa realizada por especialistas americanos apontou que pessoas que vivem em lugares poluídos têm mais chances de desenvolver coágulos sangüíneos que podem levar à morte.

Segundo a equipe da Harvard School of Public Health, a exposição a pequenas partículas de poluição - compostas por agentes químicos provocados pela queima de combustível dos carros - não só aumenta os riscos de doenças cardíacas e infarto, como também de trombose profunda, caracterizada por coágulos nas pernas.


Isso aconteceria porque a poluição, afirmam os americanos, torna o sangue mais espesso, aumentando as chances de coágulo. Uma vez instalados nas pernas, os coágulos podem migrar para os pulmões, onde se alojam e podem desencadear embolia pulmonar fatal.


Mobilidade


Os cientistas realizaram testes com 2 mil pessoas em uma cidade italiana, entre as quais 900 haviam desenvolvido trombose.


Eles obtiveram medições dos graus de poluição nos locais onde os voluntários moravam e perceberam que os que haviam sido expostos a mais poluição tinham mais chances de desenvolver coágulos.

O estudo, publicado na revista Archives of Internal Medicine, concluiu que para cada aumento de 10 microgramas de partículas por metro quadrado, o risco de trombose crescia em até 70%.


Continue lendo