Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Cuidados redobrados

Excessos no Carnaval podem provocar problemas cardíacos

Redação Bonde com Saúde em Pauta
16 fev 2012 às 14:33

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Durante a época do Carnaval, a sensação que temos é que o País fica estático e durante quatro dias consecutivos os foliões buscam diversão garantida com amigos e familiares. Contudo, o estado de êxtase provocado por este período leva os brasileiros a pecar pelo excesso, seja na alimentação, no consumo de bebidas alcoólicas, na desidratação e esses maus hábitos refletem ainda no sistema neurológico em razão das noites mal dormidas.

A maratona de folia exige alguns cuidados, especialmente entre os jovens, classe mais propícia aos excessos segundo a Dra. Isa Bragança, cardiologista e membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia. "Os adolescentes tendem a exagerar e dormem pouco, o que prejudica o metabolismo e causa danos à saúde", destaca a especialista.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Alimentação

Leia mais:

Imagem de destaque
Conheça o MusicalMente

Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional

Imagem de destaque
No União da Vitória

Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul

Imagem de destaque
Foco e disciplina

'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento

Imagem de destaque
Câncer e outras doenças

Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória


Neste período, a empolgação supera os cuidados alimentares e muitas pessoas não seguem à risca as recomendações médicas. Os portadores de diabetes e pressão arterial, por exemplo, estão proibidos de consumir alimentos com excesso de sal, frituras, doces e enlatados. No entanto, esse comportamento, quando ignorado, eleva as chances da piora do quadro dessas doenças.

Publicidade


Uma das dicas para evitar o agravamento do problema é se alimentar adequadamente também durante o Carnaval com mantimentos presentes no cardápio do indivíduo diariamente. "Esta época não é ideal para o abuso em alimentos desconhecidos e aqueles que não estamos acostumados a comer. O recomendado é uma refeição em que os produtos sejam aqueles que sempre costumamos comer e que temos certeza que não fará mal ao organismo", salienta a cardiologista.


Hidratação

Publicidade


Quando os especialistas recomendam intensamente o consumo de água de, no mínimo, dois litros ao dia, potencializam essa indicação durante o período de folia. As altas temperaturas aliadas ao esforço que o corpo faz para acompanhar a festa resultam em desidratação, que pode acabar com a alegria do folião. Para evitar esse transtorno, procure sempre ter uma garrafa de água à mão, de preferência com gás e lacrada, pois o consumo de água contaminada eleva as chances para o desenvolvimento de hepatite. Ao contrário do que muita gente pensa, "a bebida alcoólica não auxilia no processo de hidratação do organismo. A ingestão exacerbada provoca o efeito inverso, causando a desidratação, além dos efeitos indesejados e a terrível ressaca do dia seguinte", adverte a Dra. Isa Bragança.


Consumo de energéticos

Publicidade


Não há restrição ao consumo da bebida, porém, os hipertensos, por exemplo, não podem ingerir a bebida, visto que o excesso pode ocasionar taquicardia, arritmias cardíacas, palpitações, insônia, ansiedade e irritabilidade. Ainda que a venda do produto seja regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é preciso destacar os riscos que o exagero traz ao organismo.


Roupas leves

Publicidade


Ocorrido em pleno verão, o carnaval é o momento propício para a utilização de roupas claras e tecidos anti-alérgicos. "Os alérgicos precisam evitar usar maquiagem, E caso não tenha jeito, prefira as anti-alérgicas", revela a especialista. A temperatura do clima também deve ser levando em conta, visto que a intensa incidência de raios solares aumenta os riscos de desenvolvimento do câncer de pele. Portanto, evite se expor ao sol entre 10h00 e 14h00.


Lesões musculares

Publicidade


Para evitar o risco das torções e outras lesões, o folião precisa demonstrar o bom senso. O ideal é pular o carnaval com um tênis confortável, tanto homens quanto mulheres, uma vez que algumas desfrutam da festa com salto alto. Outro fator agravante para o aumento dos casos de lesões é o excesso da bebida alcoólica, que facilita o índice de quedas e torções. Portanto, procure não exagerar no álcool e antes de aproveitar a folia, faça alongamentos e aquecimentos.


Bebida alcoólica


É fato que o álcool é prejudicial à saúde e seu excesso pode levar desde uma desidratação à um quadro de coma alcoólico( situação em que o indivíduo perde os sentidos e a percepção de tempo e espaço) e, em alguns casos, pode levar ao óbito. Se não houver maneira de evitar a ingestão alcoólica, a especialista recomenda o consumo de dois copos de água a cada copo de álcool para as mulheres e os homens devem beber um copo de água a cada copo de bebida alcoólica.

Comprometer a saúde com os riscos do excesso no carnaval prejudica o organismo e pode causar danos irreparáveis. Assim, para aproveitar a folia de maneira correta, seguir as recomendações é uma alternativa válida, assim como praticar as medidas preventivas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo