Por não terem contraindicação, os Florais de Bach vem sendo utilizados, cada vez mais, para dar suporte emocional a pessoas de todas as idades. As gotinhas descobertas pelo médico Edward Bach na Inglaterra, na década de 30, têm o poder de equilibrar as emoções, transformando sentimentos negativos e livrando quem os possui das pressões que levam consigo a alegria de viver.
Maria Aparecida das Neves, educadora e terapeuta floral, recomenda os Florais de Bach, inclusive para as gestantes. "É uma fase muito especial na vida de uma mulher. No entanto, as transformações são tão intensas, tanto no aspecto físico como emocional, que quase sempre se faz necessário algum tipo de intervenção", explica. "Os Florais são uma alternativa natural que não trará nenhum tipo de dano à gestante e ao bebê".
Os Florais vão atuar nos sentimentos que trazem desconforto às grávidas. "É muito comum eu receber em meu consultório gestantes com medos variados, preocupação excessiva com o que está por vir ou culpa por não conseguir dar atenção a outros filhos ou ao marido, entre outros relatos. São incômodos que não fazem bem a ela e nem ao bebê", reforça a educadora.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
A gestante que quiser fazer uso dos Florais de Bach deve procurar um terapeuta floral devidamente treinado pelo Instituto Bach e relatar os sentimentos que a incomodam. Aparecida explica: "Sempre reforço que o sucesso do tratamento é a boa indicação dos Florais. Por isso é importante ‘abrir o coração’ e seguir as orientações do profissional. O alívio certamente virá".