Estresse, dificuldades de concentração e falta de confiança são problemas que afetam o bem-estar não só de adultos, mas principalmente das crianças. "Dr. Bach, o criador dos Florais que levam o seu nome, dizia que os problemas de saúde vêm de desordens emocionais. É por isso que os sentimentos negativos precisam ser tratados o quanto antes", alerta a terapeuta educadora em Florais de Bach, Maria Aparecida das Neves. "Em se tratando de crianças, nada como ajudá-las com meios naturais e sem contraindicação".
O estresse, há tempos, deixou de ser um problema do universo adulto. "As crianças também sofrem quando têm perdas familiares; passam por mudanças de escola ou cidade; enfrentam a separação dos pais ou sofrem pressão excessiva para obter melhores desempenhos na escola ou esporte", diz Aparecida. "Elas passam a apresentar sintomas psicológicos e físicos, entre eles, ansiedade, impaciência, medo excessivo, agressividade, desobediência, enurese ou diarréia, dor de cabeça, tensão muscular e falta de apetite, entre outras situações".
Para tratar o estresse naturalmente, a terapeuta recomenda o Rescue Kids, fórmula mundialmente conhecida composta por cinco Florais de Bach: Rock Rose, indicado para estresse e ansiedade; Impatiens, para diminuir a impaciência e irritação; Clematis, para desatenção; Star of Bethelem, para aliviar traumas e agitação e o Cherry Plum, para controlar pensamentos irracionais.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
"O mais importante, no caso do estresse infantil, é os pais agirem rapidamente", reforça Aparecida. "Estressada, a criança não consegue ter sucesso e sentir-se feliz. Além disso, pode ter seu sistema imunológico afetado e, com isso, ficar mais vulnerável a doenças".
Dificuldades de concentração
Outra queixa comum de pais e professores é a dificuldade que algumas crianças apresentam para concentrar-se. "Problemas de foco trazem impactos consideráveis na vida escolar. Porém, afetam, ainda, a vida social e os relacionamentos afetivos", explica a educadora.
Falta de confiança
Diante de um obstáculo, a criança vacila e não se vê capacitada para vencê-lo. O tempo todo demonstra-se insegura, sentindo-se inferior aos seus coleguinhas. "A falta de confiança em si mesma impede que a criança atinja seu maior potencial", comenta a educadora. "É mais um problema que afeta a vida escolar, familiar e social e merece ser tratado o quanto antes".
Florais de Bach
O médico inglês Edward Bach, na década de 30, descobriu um sistema universal de cura: os chamados Florais de Bach. A cura, neste caso, não era física, mas sim emocional, afinal, para ele a desordem dos sentimentos e emoções se refletia em malefícios no corpo – uma constatação, atualmente, muito fácil de entender.
Os Florais de Bach são 38 essências feitas a partir de plantas e florais, ‘gotinhas’ que ajudam as pessoas a administrar as pressões emocionais do dia-a-dia e as que surgem motivadas por alguma situação específica – perdas, traumas, etc. Com as emoções em ordem, é possível ter um corpo saudável, livre de qualquer mal.