Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Alerta

Gagueira não é levada a sério pelo brasileiro

Redação Bonde
18 jan 2011 às 15:58
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

No cinema, o tema gagueira é destaque no "O Discurso do Rei", que está bastante cotado para receber o Oscar de melhor filme e relata a história de um jovem rei relutante, George VI, que assume o trono do Reino Unido depois que seu irmão abdica. Considerado incapaz de governar por conta de uma gagueira nervosa, o monarca despreparado precisa reencontrar sua voz e levar o país à guerra contra os alemães. Colin Firth, que interpreta George VI, ganhou esta semana o Globo de Ouro de melhor ator em filme dramático e é o favorito para levar o Oscar, também na categoria melhor ator.

Já no reality show Big Brother Brasil 11, a gagueira está em evidência para participantes e telespectadores. O brother Diogo Preto expôs sua disfluência desde o vídeo de inscrição para participar do programa e tem mostrado, diariamente, que a dificuldade para falar não diminui seu carisma e simpatia. Expondo a seriedade do assunto, Diogo já disse aos colegas da casa que a gagueira não tem graça, e sim tratamento.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O problema central da gagueira consiste em uma dificuldade do cérebro para sinalizar o término de um som ou uma sílaba e passar automaticamente para o próximo. Desta forma, a pessoa consegue iniciar a palavra, mas fica "presa" em algum som ou sílaba até que o cérebro consiga gerar o comando necessário para dar prosseguimento ao restante da palavra.

Leia mais:

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina

Imagem de destaque
Saiba como tratar

Incontinência urinária é mais comum em mulheres


Além de George VI, do filme "O Discurso do Rei", e de Diogo Preto, do BBB 11, há diversas personalidades conhecidas por apresentarem gagueira, como os cantores Nelson Gonçalves, Armandinho (que interpreta a música Desenho de Deus) e Saulo Roston (vencedor do programa Ídolos 2009), além do promoter David Brasil e dos atores Murilo Benício, Julia Roberts, Marilyn Monroe, Bruce Willis, entre outros.

Publicidade


Mesmo estando bastante presente no dia a dia da população, a gagueira é uma deficiência geralmente não levada a sério e associada à zombaria e ao preconceito. Por isso, é importante informar a população que existem tratamentos para o problema, como o moderno SpeechEasy, um pequeno aparelho utilizado na orelha, que ajuda na fluência da fala.


Tratamento: Para o tratamento da gagueira foi desenvolvido o SpeechEasy, um pequeno e discreto aparelho utilizado na região interna da orelha, que simula o "efeito coro" - um fenômeno natural e tema de muitas pesquisas há décadas. O "efeito coro" ocorre quando uma pessoa que gagueja fala ou lê ao mesmo tempo em que outra pessoa, reduzindo a gagueira.


Por fazer a voz do usuário alcançar o cérebro com um ligeiro atraso e com um tom diferente, o SpeechEasy fornece a sensação de a pessoa estar falando ao mesmo tempo em que outro indivíduo, desencadeando o efeito coro, que reduz a gagueira. O produto favorece a fluência da fala em situações cotidianas, promovendo o bem-estar e melhor qualidade de vida ao usuário.

A tecnologia aplicada no SpeechEasy possibilita o aumento da fluência em diversas situações. No entanto, é importante ressaltar que o equipamento não é cura e sim um auxiliador no tratamento da gagueira (com PLANIN Worldcom).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade