Pesquisadores criaram um gel à base de plantas, chamado VetiGel, que pode ser a solução para casos de hemorragia traumática. A novidade da startup de biotecnologia Suneris promete parar o sangramento em até 20 segundos.
Em entrevista ao CNET, Joe Landolina, CEO da Suneris, disse que o gel pode ser aplicado na pele (inclusive em feridas abertas) e em órgãos moles e já está sendo utilizado em clínicas veterinárias. Em entrevista à Bloomberg, Landolina descreve o VetiGel como sendo algo parecido a "blocos de construção de lego para o corpo". Os blocos de construção, neste caso, são polímeros retirados das paredes das células de uma planta e que se juntam, basicamente, a qualquer coisa que você colocar perto deles (pele, por exemplo), o que ajuda a coagular o sangue em segundos.
Omar Ahmad, vice-presidente de engenharia da Suneris, deu um exemplo teórico de um soldado no campo de batalha que foi baleado, cortando sua artéria femoral. Produtos existentes podem parar o sangramento em 5 a 10 minutos. Mas o VetiGel deve ser capaz de parar o sangramento em menos de um minuto, dando a esse soldado uma maior chance de sobreviver.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
O VetiGel ainda não está pronto para ser utilizado em seres humanos, mas está próximo de chegar a esse ponto, segundo a Suneris, e quando isso acontecer, o mercado primário inicial será provavelmente o das Forças Armada. A empresa, inclusive, já está em negociações com os militares que têm interessados em um produto desse tipo.
Em breve o VetiGel estará disponível no mercado como um produto veterinário para ajudar a parar o sangramento durante a cirurgia de animais. A novidade foi testada sob a supervisão de um cirurgião cardiovascular, e foi determinada como "segura o suficiente para o uso em animais". Veterinários e clínicas interessados em testar o VetiGel podem se inscrever no site da Suneris.
(Com informações info exame)