Os médicos britânicos Alexandre e Chris Van Tulleken, irmãos gêmeos, participaram de um documentário da BBC com o objetivo de comparar a eficácia de duas das principais dietas da moda.
Alexander cortou totalmente carboidratos como pães, massas e cereais, enquanto Chris ingeriu apenas alimentos com menos de 2% de gordura. Os dois adotaram uma rotina semelhante de exercícios físicos.
Após um mês, os resultados surpreenderam: Alexander perdeu quase cinco quilos, enquanto Chris perdeu um pouco menos.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
Os reflexos, no entanto, apareceram nas atividades físicas. Alexander se cansava mais rapidamente e perdia o fôlego, além de sofrer frequentes dores de cabeça.
Ao final do experimento, os médicos gêmeos concluíram que o ganho de peso não está ligado exclusivamente ao consumo de gordura ou ao de açúcar (carboidratos)."Essa hipótese, de que a chave para o sobrepeso é o nível de insulina elevado, causado principalmente pelo consumo de carboidratos, descarta a ideia mais básica do por que engordamos: se você ingerir mais calorias do que consegue gastar, vai engordar", afirma Alexander. (com informações da BBC Brasil)