Medidas preventivas contra a gripe e o resfriado também evitam a conjuntivite. A afirmação é do Dr. Flávio Bassoli, oftalmologista da Paraná Clínicas, em Curitiba.
Segundo o médico, quando uma pessoa está gripada ou resfriada, a resistência do organismo diminui, o que propicia o aparecimento de diversas inflamações. Para o especialista, lavar as mãos várias vezes ao dia continua sendo a melhor e mais eficiente dica para evitar essas enfermidades.
De acordo com o Dr. Bassoli, é comum o aparecimento de novos casos de conjuntivite no inverno, porque é nessa estação que as pessoas ficam mais gripadas. O especialista dá dicas para prevenir as doenças:
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
- Evitar o empréstimo de objetos pessoais, como toalhas de banho e maquiagem;
- Optar por lenços e toalhas de rosto descartáveis;
- Evitar mudanças bruscas de temperatura, tomar cuidado com o banho muito quente e depois sair para a friagem;
- Usar agasalhos e proteger o corpo em dias muito frios.
Para o oftalmologista, é preciso ter cuidado mesmo até dentro de casa. "As pessoas acham que, porque estarem em um mesmo ambiente, estão com as mesmas bactérias, o que diminui o problema", afirma. "Mas a bactéria que está em convívio tranquilo em um organismo, pode ficar mais forte em outra pessoa", alerta.
O tratamento da conjuntivite bacteriana é feito com colírios antibióticos. No caso das virais, utilizam-se colírios lubrificantes e remédios para tratar gripes ou resfriados, a fim de melhorar as condições de saúde do paciente (com Lide Multimídia - Assessoria de Imprensa).