Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Hospital Universitário

Hemocentro capacita multiplicadores da cultura de doação de sangue

Redação Bonde / Agência UEL
02 set 2014 às 14:36

Compartilhar notícia

- Agência UEL
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Hemocentro Regional de Londrina, do Hospital Universitário da UEL, vai capacitar funcionários recrutados pelo "Sistema S" da indústria para que se tornem multiplicadores da cultura de doação de sangue entre os trabalhadores da indústria e do comércio.

Esta foi uma das propostas aprovadas ontem (1º) durante reunião realizada na Câmara Municipal de Londrina. O objetivo foi somar esforços para ampliar o número de doadores de sangue ao Hemocentro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Hoje, a equipe do Hemocentro coleta mensalmente 1,2 mil bolsas de sangue, que abastecem 14 hospitais públicos de Londrina e região, mas a meta é alcançar quatro mil bolsas. Esse número atenderia 100% dos leitos públicos e filantrópicos do Sistema Único de Saúde (SUS), na área de abrangência da 17ª Regional de Saúde.

Leia mais:

Imagem de destaque
Conheça o MusicalMente

Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional

Imagem de destaque
No União da Vitória

Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul

Imagem de destaque
Foco e disciplina

'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento

Imagem de destaque
Câncer e outras doenças

Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória


Para alcançar esta meta, a direção do Hemocentro vai contar com o apoio do Serviço Social do Transporte e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac) e entidades do Sistema S.

Publicidade


Para o Hematologista Fausto Trigo, diretor do Hemocentro, o encontro apresentou resultado altamente positivo. "O apoio dessas entidades do Sistema S será fundamental para atingirmos os nossos objetivos. Agora vamos continuar a nossa busca por um espaço na área central da cidade, seja do Estado ou do município, para facilitarmos o acesso dos doadores", explicou Trigo.


Certificado

Publicidade


Fausto Trigo lembrou ainda que está em andamento a elaboração de um certificado para ser entregue às empresas que estimularem os funcionários a participarem da campanha, que visa o aumento do número de doadores de sangue na região.


O documento que deverá ser atestado pela UEL, com o apoio da Câmara de Vereadores, vai contribuir para melhorar os indicadores de Responsabilidade Social das empresas e será entregue durante a Quinzena Municipal de Doação de Sangue, que vai ocorrer no mês de junho do próximo ano.

Publicidade


A representante da Delegacia Regional do Trabalho (DRT), Elizabete Uemura, que também participou da reunião na Câmara, lembrou que o artigo 473 da Consolidação da Lei do Trabalho (CLT), garante ao empregado que fizer doação voluntária de sangue o direito a um dia de folga por ano, sem prejuízo da sua remuneração.


Na semana passada a DRT intermediou a participação do diretor do Hemocentro, Fausto Trigo, em um encontro com mais de 80 responsáveis pela área de Recursos Humanos de empresas londrinenses, para divulgar a importância do incentivo aos funcionários para a doação de sangue.

Participaram ainda da reunião na Câmara, o Secretário Municipal de Saúde, Mohamad El Kadri; a diretora de transplantes da 17ª Regional de Saúde, Ogle Beatriz Bacchi, e a médica Tatiana Mayumi Veiga Iriyoda, responsável pela área de captação de doadores do Hemocentro. O grupo terá novo encontro no dia 6 de outubro, no próprio Hemocentro do HU, às 10h.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo