Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Confira dicas

Kilorias: comer bem para 'correr' sempre

Redação Bonde com assessoria de imprensa
11 jun 2015 às 15:52

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Ser mulher nos dias de hoje significa estar apta a equilibrar mais do que algumas pilhas de pratos. Manter a vida profissional em equilíbrio com a social, direcionar o preciso tempo livre entre a família, dividir-se entre os papeis de mãe, esposa, amiga, filha e ainda encontrar uma brecha para cuidar do corpo e descansar tornaram-se uma epopeia daquelas. Com isso, a boa alimentação e a atividade física sempre são sacrificadas em meio às prioridades.

Ser uma pessoa ativa é muito simples. Exercícios moderados como a caminhada por cerca de 30 minutos, de três a cinco vezes por semana, já propiciam benefícios à saúde – sem falar nos ganhos estéticos. Porém, existem macetes para que você adquira um novo hábito, sem se desesperar e perder a linha. Com o tempo, o prazer dá lugar ao estresse e os novos hábitos vão ajudá-la a ter qualidade de vida e energia suficientes para dar conta de qualquer compromisso.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Confira as dicas de Paola Machado, autora do blog ‘Kilorias’ e do seu novo livro ‘Kilorias¬ - Faça do #projetoverão seu estilo de vida’:

Leia mais:

Imagem de destaque
Conheça o MusicalMente

Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional

Imagem de destaque
No União da Vitória

Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul

Imagem de destaque
Foco e disciplina

'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento

Imagem de destaque
Câncer e outras doenças

Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória

"O primeiro passo para conseguir controlar a própria mente é ter a consciência de que você precisa mudar a forma de pensar o seu relacionamento com a comida. Com a correria do dia a dia, muitas vezes acabamos comendo sem perceber ou comendo emocionalmente. Sabe aquele momento em que você está no trânsito, estressado, e tem um chocolate à mão? Você pega, come e nem percebe. Ou quando briga com o(a) namorado(a) e afoga as mágoas em uma panela de brigadeiro ou no copo de cerveja? Nessas horas, o descontrole emocional está tomando conta da situação, decidindo os rumos da sua vida – tarefa que deveria ficar a cargo da sua razão. O resultado? Você fica mais desmotivado a cada dia."

Publicidade

"As pequenas escapadas são comuns e fazem parte da dieta. Mas cuidado para não se enganar! Eu sempre ouço desabafos de pessoas que comem às escondidas ou guardam chocolate no armário. Por que elas fazem isso? Estão se escondendo de quem, enganando quem? Estão prejudicando apenas a si mesmas. Isso se chama auto-sabotagem e é algo que precisa de controle. Mais até do que a alimentação e a rotina de treinos."

"Nas redes sociais, siga pessoas que mantêm um estilo de vida saudável. Isso vai te estimular a sair do sofá quando sentir preguiça de se exercitar e a preparar um prato cheio de nutrientes quando sentir vontade de comer besteira. Você pode criar todos os empecilhos possíveis para fugir da dieta e dos exercícios, mas a sua consciência não te deixará em paz ao notar que outras pessoas "normais" – que trabalham, têm filhos e problemas – conseguem manter a determinação e levar uma vida saudável. Isso pode ser muito inspirador".

Publicidade

"Convide um(a) amigo(a) para se exercitar com você. A competição sem exagero é super válida. Eu adoro malhar com amigas, pois sempre acabamos competindo para ver quem consegue fazer o treino melhor e por inteiro; e, quando uma está abalada, a outra sempre ajuda a levantar o ânimo e não deixa faltar ao treino ou cobra o compromisso com a boa alimentação. Isso evita deslizes."

"Trace sempre pequenas metas. Eu mesma sempre pratico essa estratégia em coisas mais corriqueiras. Por exemplo, objetivo do dia de amanhã: ir à academia, trabalhar, comer a cada três horas, etc. Funciona."

Publicidade

"Com o estresse do dia a dia, o sono pode ficar comprometido. Dormir o suficiente diminui os níveis de cortisol, hormônio causador do estresse. A falta de sono causa irritação, ansiedade, estresse, depressão e pode levar justamente ao que não queremos: fome emocional. A ciência já comprovou que pessoas que dormem as horas necessárias comem menos que as que dormem pouco. Então, em vez de comer compulsivamente, durma. É muito melhor para a sua saúde e também para a sua cintura".

Sobre o livro

Misturando a experiência acadêmica e o dia a dia da autora Paola Machado com depoimentos de leitores, o livro Kilorias¬ - Faça do #projetoverão seu estilo de vida, publicado pela Benvirá, é um motivador para todos que querem desenvolver hábitos saudáveis. A obra é dividida em quatro partes. A primeira serve para motivar o leitor a calçar seu par de tênis e repensar a lista do supermercado. Paola dá exemplos pessoais e sugere a busca pelo equilíbrio, mantendo a saúde em dia e se sentindo bem em frente ao espelho sem precisar ser radical. Uma escorregadinha aqui e outra ali fazem parte de um estilo de vida saudável. Nessa seção, Paola aborda os riscos das dietas que prometem milagres em uma semana e defende sempre o acompanhamento profissional.

Publicidade

Na segunda parte, a autora fala sobre metas a serem atingidas com exercícios e alimentação, mantendo o foco nos dois objetivos mais cobiçados: emagrecimento e fortalecimento muscular. A terceira parte é uma seleção dos temas mais comentados do site e das páginas do Kilorias no Facebook e no Instagram, entre eles: exercício e alimentação na gravidez, exercício para crianças e adolescentes, suplementação, alimentação à base shakes e tendências fitness (como o pilates e o treinamento funcional), além de uma sugestão de um circuito de treino que pode ser feito em casa, com o peso do próprio corpo. Na última parte, o livro traz receitas que ajudarão o leitor a manter uma alimentação saudável e ao mesmo tempo cheia de sabor.

Paola Machado é editora do site de saúde e fitness Kilorias. É educadora física formada pela Universidade Federal de São Paulo, fez mestrado em Fisiologia do Exercício, também pela Unifesp. Nas redes sociais, ela soma mais de 300 mil seguidores.

KILORIAS – O livro
Autora: Paola Machado
Benvirá, 2015, 1.ª edição
ISBN: 978-85-8240-089-0
R$ 29,90


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo