Realizar atividades físicas é uma forma de levar uma vida mais saudável e oferece muitos benefícios ao corpo. Porém, muitas vezes a prática de esportes pode resultar em desgaste de ossos e articulações. Alguns exames podem ajudar a prevenir ou mesmo, em um estágio mais avançado, tratar o mais rápido as lesões. Entre os exames recomendados estão o raio-X e a ultrassonografia. Por meio do raio-X é possível avaliar toda a parte óssea do corpo e observar o volume de sobrecarga de algumas áreas. Uma tomografia, que é um método mais refinado para avaliação das estruturas ósseas, pode complementar e aprofundar o diagnóstico.
Já a ultrassonografia é essencial para analisar as partes mais moles do corpo, como músculos, tendões e o líquido livre dentro das articulações. Se tiver líquido aumentado, por exemplo, pode ser uma indicação de que ali tem algum problema. Se for preciso, uma ressonância pode aprofundar o diagnóstico, já que também avalia os tendões.
Toda prática de esporte pode afetar e desgastar o organismo. O futebol, por exemplo, pode lesionar os joelhos. A prática de basquete ou corrida também pode afetar joelhos, tornozelos e a base dos pés. A orientação é para que todo atleta, profissional ou não, observe rotineiramente o corpo e se sentir algum desconforto ou dor que procure imediatamente um especialista. A atividade física é benéfica desde que realizada de forma adequada e com prevenção de lesões, com visitas ao ortopedista e exames complementares. Uma pequena lesão osteomuscular pode se transformar em uma grande dor de cabeça se não for tratada corretamente.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
Adriano de Oliveira Pinto - radiologista (Londrina)