Londrina é uma das cidades escolhidas pela Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac) como sede oficial da Campanha Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita, realizada anualmente em 12 de novembro.
De acordo com o cardiologista Antônio Nechar Júnior, coordenador municipal da campanha, o evento de 2015 será muito importante, pois terá o enfoque prático de ensinar à população a fazer o autoexame de detecção de anormalidades no ritmo cardíaco. Uma equipe de profissionais do Hospital do Coração estará no Calçadão da Avenida Paraná, das 9h às 12h, oferecendo o treinamento gratuitamente aos interessados.
"Ensinaremos como medir corretamente o ritmo cardíaco, por meio do pulso e da carótida (jugular). Com isso, qualquer pessoa consegue constatar se o coração está ‘na batida certa’, como diz o lema da campanha da Sobrac. Constatando anormalidades, o cidadão pode procurar um médico e se prevenir da morte súbita", comenta Nechar.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
Dados da Sobrac mostram que, a cada dois minutos, um brasileiro morre subitamente. Por ano, 300 mil brasileiros são acometidos pela doença. A maior prevalência se dá na faixa etária entre 45 e 75 anos. No entanto, a morte súbita também acomete pessoas na faixa etária mais produtiva da vida, geralmente jovens e saudáveis.
"Muitas vezes, a arritmia cardíaca é assintomática. E quando o coração não bate de forma sincronizada, formam-se pequenos coágulos sanguíneos, os quais vão para o cérebro e causam embolias e acidente vascular cerebral (AVC). Por isso, o autoexame que vamos ensinar é tão importante", ressalta o cardiologista.
Serviço: A campanha Coração na Batida Certa será realizada no dia 12/11, das 9h às 12h, no Calçadão de Londrina, entre as ruas Pernambuco e São Paulo. Exames e aulas de como medir corretamente o pulso cardíaco serão oferecidos gratuitamente à população.