A Prefeitura de Londrina, através da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), irá realizar neste sábado (7) um Ato Público, no calçadão de Londrina, para conscientizar a população sobre o Lúpus.
Das 8h30 às 12 horas, haverá entrega de folders para a população, informando sobre Lúpus e outras doenças. A iniciativa faz parte das atividades da Semana de Conscientização sobre Lúpus Eritematoso, realizada em parceria com o Conselho Regional de Farmácia do Paraná (CRF-PR) e a Associação Feminina É Hora de Viver.
De acordo com a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Sônia Medeiros, o objetivo da ação é contribuir com a informação das pessoas. "O Lúpus ainda é uma doença pouco conhecida da população em geral. Os sintomas variam muito de pessoa para pessoa, o que dificulta o diagnóstico e também o tratamento, por isso a importância de iniciativas que divulguem e informem. E a Secretaria participa, principalmente, devido ao alto índice de mulheres atingidas pela doença", afirmou.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
Estudantes de Farmácia ligados ao CRF Júnior também participam do Ato, realizando aferição de pressão e dando orientações. A supervisora do CRF Seccional Londrina, Maria Madalena Gomes Sbizera, reforçou a importância de levar o tema para a comunidade, pois embora o Lúpus não seja uma doença rara, é pouco conhecido. "A função da farmácia é disponibilizar medicamentos de forma correta, e orientar a pessoa a buscar o atendimento de médico especialista. Muitas vezes, os casos de Lúpus são mascarados por sintomas que se parecem com uma alergia de pele ou intoxicação. E sem o atendimento correto, há risco de automedicação", explicou.
A supervisora informou que o médico reumatologista é quem realiza o diagnóstico e conduz o tratamento para pessoas com Lúpus. Haverá uma especialista participando da ação deste sábado (7). "A taxa de incidência de Lúpus em mulheres é na proporção de 9 para 1. E em geral, a doença acomete mulheres na idade fértil, entre 15 e 45 anos. Para as pessoas que estiverem no calçadão durante o Ato Público, passaremos estas e outras informações importantes, para que em caso de suspeita elas procurem um médico e obtenham o diagnóstico correto", ressaltou.
O Ato Público conta com apoio da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Londrina, e do Sindicato Nacional dos Aposentados. A Semana de Conscientização Sobre o Lúpus faz parte das Comemorações Oficiais do Município.