Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Riscos

Má higiene pode causar descolamento das unhas

Redação Bonde com Saúde em Pauta
11 jun 2012 às 14:38
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Requisitos determinantes para o bem-estar e autoconfiança feminina, as unhas hidratadas e saudáveis são sinônimos de charme e higiene. Contudo, algumas ações como usar luvas ao utilizar produtos de limpeza ou demais substâncias químicas, evitar a retirada da cutícula, cortar adequadamente as unhas e abster de alguns hábitos como o uso de sapatos muitos justos e a utilização de calçados adequados para a prática de atividades físicas tendem a impedir contaminações e infecções.

Doenças como a infecção das unhas por fungos (onicomicose), a inflamação ao redor da unha (paroniquia), e a unha encravada são as principais patologias associadas às mãos e aos pés. "A principal causa é onicomicose, atingindo entre 15 e 20% da população adulta entre 40 e 60 anos. A paroniquia é mais frequente em donas de casa, empregadas domésticas e em indivíduos que trabalham em serviços de copa, bares e restaurantes", afirma a Dra. Patricia Esther Delgadillo Trigo, dermatologista do Hospital Sepaco.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Dependendo do estágio da infecção e se o indivíduo tem alguma outra doença como o diabetes e a hipertensão, o quadro clínico pode ser mais severo e até resultar em amputação dos membros afetados. A má higiene com as unhas favorece o surgimento de problemas como o descolamento e, consequentemente, a infecção por fungos e bactérias.

Leia mais:

Imagem de destaque
Vivência do mountain bike

Alvo Bike terá palestra sobre alinhamento do corpo e da mente no ciclismo

Imagem de destaque
Comportamento de apatia

Síndrome do Tédio também afeta saúde mental no ambiente de trabalho

Imagem de destaque
Mulheres são mais afetadas

Câmara aprova inclusão de políticas públicas para Burnout no SUS; especialistas comentam

Imagem de destaque
Caso Iza

Entenda os impactos emocionais e a importância do suporte psicológico para gestantes


Retirar as cutículas não é bom e as mãos úmidas favorecem o surgimento de micoses. A especialista recomenda que o ideal é "hidratar sempre as mãos para evitar o ressecamento da pele e o uso de luvas quando tiver que trabalhar com produtos de limpeza". E salienta: "outros fatores podem favorecer, como a contaminação por manicures e pedicures e o uso de sapatos fechados com meias de poliamida por mais de 12 horas por dia".

Publicidade


Manchas e esmalte


Denominadas de leuconiquia, as manchas brancas podem ser causadas por pequenos traumas ou golpes na base das unhas, às vezes produzidas por manicures e pedicures ou em pacientes com déficit alimentar de proteínas. No caso da observação visível de sangue, entre os fatores mais frequentes é a presença de pequenas lesões, principalmente nas unhas dos pés.

O uso em excesso de esmalte não provoca necessariamente danos às unhas, "os prejuízos são causados pelo uso do removedor", diz a Dra. Patricia Esther Delgadillo Trigo, enfatizando que o uso de unhas postiças pode ocasionar "unha seca e quebradiça, sem brilho e mais endurecida".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade