Foram inauguradas na manhã desta segunda-feira (07) as novas instalações do Centro Obstétrico da Maternidade Victor Ferreira do Amaral, em Curitiba. Entre as novidades está uma banheira para partos dentro da água. Também será usada para banhos pelas gestantes em trabalho de parto.
"É uma forma humana de diminuir a dor", explica Fernando Cesar de Oliveira Jr., diretor geral da Maternidade. Esse tipo de atendimento não podia ser aplicado porque dependia da reforma dos banheiros do hospital. No final do ano a UFPR liberou os recursos que permitiram a modernização da estrutura.
A Maternidade Victor Ferreira do Amaral faz cerca de 300 partos por mês, todos pelo SUS e tem como princípio o atendimento humanizado. Para dar mais conforto às pacientes, a maternidade adotou uma cama especial onde a gestante permanece desde o período pré até o pós-parto.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
Só 30% dos nascimentos são por cesariana. A meta da maternidade é incentivar o parto natural e, por isso, propicia todo o atendimento desde o pré-natal, que já é voltado para o parto humanizado. As informações são da UFPR.