As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo e a presença de dois ou mais fatores de risco aumenta muito a ocorrência de infartos e derrames. Nesse cenário, o colesterol elevado e a hipertensão são grandes vilões.
No Brasil, cerca de 40% da população adulta tem colesterol elevado, mas menos da metade dos pacientes trata o problema. Os números da hipertensão também preocupam: a pressão alta atinge 30% da população adulta brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade. Apenas 23% dos hipertensos controlam corretamente a doença.
Para discutir formas de controlar melhor o colesterol e a hipertensão e reduzir os riscos de morte, a Pfizer realiza um programa de atualização para médicos e profissionais da área da saúde interessados em aprimorar seus conhecimentos.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
O programa, que leva o nome de ATUAR, abrange todo o País e é a versão mais recente do Programa ATUA, do qual mais de 10 mil médicos já participaram das palestras desde a criação do projeto, em 2000. Durante o ano, especialistas brasileiros visitarão diversas cidades do Brasil com o objetivo de atingir cerca de 3,2 mil médicos brasileiros.
No dia 30 de julho em Londrina, dois temas serão debatidos: hipertensão e colesterol, focando no fenômeno inflamatório no organismo – que pode desempenhar um papel determinante no risco cardiovascular.
Colesterol LDL "ruim"
(existem diferentes metas para cada nível de risco CV)
Pessoas com baixo risco: menos de 160mg/dL
Pessoas com risco intermediário: menos de 130mg/dL
Pessoas com Alto risco ou diabéticos: menos de 100mg/dL
Pessoas com aterosclerose significativa: menos de 70mg/dL
Colesterol HDL "bom"
Mulheres: 50mg/dL ou mais alto
Homens: 40mg/dL ou mais alto
Pressão arterial
Ótima: menos de 120/80 mmHg
Normal: menos de 130/85 mmHg
Dados das V Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial 2006 (elaborada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, Sociedade Brasileira de Hipertensão e Sociedade Brasileira de Nefrologia)