Corpo & Mente

Mito ou verdade: água morna com limão controla diabetes?

04 out 2019 às 09:41

Entre os supostos tratamentos milagrosos para diabetes, um dos mais disseminados popularmente é o consumo de água morna com limão, principalmente pela manhã, para controlar os níveis de glicemia no organismo. Mas, afinal, será que esse consumo é de fato eficaz no controle da doença e benéfico para o paciente?

A nutricionista Daniela Lopes Gomes, doutora em Nutrição Humana pela UnB (Universidade de Brasília) e membro do Departamento de Nutrição da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes), explica que não há comprovação científica de que o efeito isolado do consumo de limão com água morna sozinho seja capaz de controlar o diabetes.


"O limão é uma fruta com baixa quantidade de carboidratos, rica principalmente em vitamina C e pode, sim, ser usado de diversas formas na alimentação, como suco, temperando saladas e proteínas animais, na água saborizada ou mesmo in natura. Mas a simples inclusão deste alimento, sem aliar a outras estratégias alimentares, não tem comprovação de que possa impactar de forma expressiva os níveis de glicemia”, explica.


Segundo a nutricionista, a água com limão ou mesmo o suco de limão são ideias para serem utilizados como substitutos a sucos com maior quantidade de carboidratos, de forma a reduzir a quantidade de açúcar a ser consumida no dia. "O simples fato de ingerir a água saborizada (com limão cortado ao fundo do copo, por exemplo) já pode estimular o maior consumo de água e beneficiar a pessoa com diabetes na hidratação, que é uma das orientações principais nos casos de hiperglicemia”, afirma.

De modo geral, não há um alimento específico que isoladamente consiga promover o controle da glicemia. Por isso, a SBD recomenda adequar a qualidade da alimentação como um todo, sempre orientado por um nutricionista, para alcançar benefícios significativos.


Continue lendo