Será realizada, na próxima terça-feira (2), uma solenidade de assinatura do convênio firmado entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL), que oficializa a Farmácia Escola da UEL como novo ponto de fornecimento de medicamentos gratuitos para a população de Londrina. A cerimônia será às 14h30, na Farmácia Escola, que fica ao lado do Ambulatório do Hospital de Clínicas (AHC), no campus universitário. O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, participa do evento, que também terá a presença de representantes da Saúde, professores, servidores e estudantes da UEL.
Por meio dessa iniciativa, qualquer paciente do Sistema Único de Saúde (SUS) agora poderá ter acesso, através da Farmácia Escola, aos medicamentos básicos padronizados que integram a Relação Municipal de Medicamento (Remume), da SMS. Para isso, o cidadão deverá apresentar no local a carteira da Unidade Básica de Saúde (UBS) e a receita médica. Os medicamentos começam a ser disponibilizados a partir de terça-feira (2).
Segundo o gerente de Abastecimento Farmacêutico da SMS, Tiago Aires Ferreira, a parceria firmada com a UEL é importante para a atividade acadêmica da instituição e beneficia a cidade, que ganha mais um ponto de dispensação de medicamentos para a população. "Além disso, isso vai abrir portas para os estudantes que fazem o estágio acompanhado na Farmácia Escola, permitindo que eles tenham um contato mais próximo com os pacientes e conheçam melhor a realidade do sistema público de saúde", disse.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
Ferreira ainda destacou que a iniciativa irá permitir que os estudantes conheçam de perto os medicamentos da Relação Municipal e ainda aprendam a realizar diversos serviços farmacêuticos, incluindo orientação adequada, cuidado e acompanhamento farmacêutico e farmacovigilância. "Com isso, eles estarão preparados para atender e dar orientações mais completas, melhorando a qualidade de vida desses pacientes", completou.
Para ter acesso aos medicamentos, os pacientes podem procurar a Farmácia Escola de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas Para mais informações, entrar em contato pelo telefone 3371-5611 ou pelo e-mail [email protected].