Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda

Não podemos politizar as vacinas como fizemos com os tratamentos, diz médico

Folhapress
03 set 2020 às 10:10
- Marcelo Camargo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Brasil cometeu três erros principais no combate à Covid-19 até aqui: regiões se prepararam mal para receber a grande leva de doentes, a estratégia de testagem foi inadequada, e a falta de unidade de ações entre as esferas políticas confundiu as pessoas.


Assim resumiu a resposta brasileira ao novo coronavírus o médico Alexandre Naime Barbosa, chefe do setor de infectologia da Unesp de Botucatu (SP) e consultor da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Barbosa foi o convidado do Ao Vivo em Casa desta quarta-feira (2), série de lives da Folha durante a pandemia do novo coronavírus.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ansiedade e estresse

Consumir conteúdos com velocidade aumentada pode impactar na saúde mental; entenda

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina


"Precisávamos no Brasil de um líder que pensasse coletivamente, como nação, mas não vemos isso com intensidade em nenhuma das esferas federativas", disse. "A falta de unidade deu um nó no cérebro das pessoas, que não sabem em quem acreditar", completou.

Publicidade


Do ponto de vista estratégico, a falta de testagem em massa, ao primeiro sinal de sintomas e com o teste mais adequado - o RT-PCR -, também dificultou a identificação e o isolamento de pessoas infectadas e transmissoras da doença. Ao contrário, usamos um enorme volume de testes sorológicos, o que foi um desperdício de recursos, segundo Barbosa.


Por outro lado, ele afirma que a velocidade de aprendizado sobre a doença foi inédita. "Nunca na história da medicina houve uma curva de aprendizado tão rápida sobre uma doença. A ciência foi sendo feita em tempo real", disse.

Publicidade


Institutos de pesquisa, universidades e hospitais se uniram para fazer estudos clínicos e adequados com mais agilidade e segurança sobre ações para melhorar o tratamento, e novas práticas foram sendo incorporadas.


Dentre os exemplos, Barbosa destaca a mudança de protocolo para intubação precoce (inicialmente indicada para todos, mas que hoje é conhecida por não ser adequada para pacientes mais idosos), e a incorporação da pronação, técnica de fisioterapia que deita o paciente de bruços para aumentar a oxigenação dos pulmões.

Publicidade


Há avanços também no campo dos medicamentos. Uma coalizão de pesquisa brasileira, por exemplo, concluiu que a dexametasona, um corticoide, reduz o tempo de intubação de pacientes em estado grave da doença.


Há no entanto, um longo caminho a percorrer. Segundo Barbosa, ainda sabemos muito pouco sobre a transmissão, o tratamento e possíveis sequelas da doença.

Publicidade


Mesmo as vacinas, um ponto aparentemente pacífico, são mais motivo de dúvidas do que de respostas. "Não sabemos se elas vão funcionar, e por quanto tempo", disse.


Além disso, o tema dá sinais de que pode ser politizado como foram a hidroxicloroquina, a ivermectina e outros medicamentos defendidos sem base científica por grupos políticos e figuras públicas para o tratamento da doença.

"Não podemos politizar as vacinas. Isso vem acontecendo com o tratamento e está sendo péssimo", disse Barbosa.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade