Planta nativa das Américas, a nicotina está presente nas folhas do tabaco. Ela é hoje a planta psicoativa mais consumida no mundo. É um estimulante leve que, quando consumido nas primeiras vezes, provoca tonturas, formigamento e alterações discretas do humor e do estado de vigília.
Esses sintomas são, principalmente, perceptíveis nos primeiros episódios de consumo. A nicotina causa dependência. Os danos à saúde causados pelo cigarro, porém, não são só devidos a ela, embora seja uma droga poderosa na produção de dependência.
O cigarro contém mais de 4.700 substâncias, algumas cancerígenas e outras diretamente tóxicas para vários órgãos do corpo. É preciso reforçar que de todas as substâncias presentes no cigarro a nicotina não é a que mais mata ou gera doenças. A nicotina produz a dependência.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
Portanto, as pessoas fumam, basicamente, devido à dependência e acabam ficando doentes ou mesmo morrendo por conta das ações das demais substâncias contidas no cigarro.
A nicotina é uma droga poderosa que atinge o cérebro dentro de segundos depois de cada tragada. A ação química no cérebro é de prazer e de certo relaxamento, o que acaba criando a dependência.
Sérgio Nicastri, pneumologista