Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
360 mil pessoas

Número de fumantes cresce e chega a 20% dos curitibanos

Redação Bonde com PMC
31 mai 2012 às 12:51

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Curitiba tem, hoje, aproximadamente 432 mil pessoas que deixaram de fumar. O número já é maior do que o número de fumantes na cidade, de cerca de 360 mil pessoas. Apesar desses números favoráveis, a parcela da população fumante na cidade subiu de 2010 para 2011, passando de 17% para 20,2% da população. Por outro lado, em 2011, 24% dizem ter parado de fumar. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (31), Dia Mundial sem Tabaco, com base na pesquisa telefônica Vigitel 2011, divulgada pelo Ministério da Saúde.

A Secretaria Municipal da Saúde e a Associação Paranaense de Combate ao Fumo fazem uma campanha nesta quinta, na Boca Maldita, no centro da cidade. Em uma tenda montada no local, estão sendo feitos exames de oximetria, que mede a concentração de fumaça nos pulmões. A população também recebe informações sobre o tabagismo e sobre as iniciativas da Prefeitura voltadas para quem quer largar o vício.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Em Curitiba existem 38 locais com grupos de apoio para vencer o vício do cigarro, com a ajuda de profissionais de saúde e, quando necessário, medicamentos. "As chances de superar o problema são bem maiores quando se pode contar com essa ajuda, que teve um grande apoio com o advento da Lei Antifumo", observa o coordenador do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, João Alberto Lopes Rodrigues.

Leia mais:

Imagem de destaque
Conheça o MusicalMente

Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional

Imagem de destaque
No União da Vitória

Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul

Imagem de destaque
Foco e disciplina

'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento

Imagem de destaque
Câncer e outras doenças

Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória

Cerca de 700 pessoas participam desses grupos. Desde 2002, foram cerca de 8 mil pessoas atendidas. A Lei Antifumo, em vigor desde 19 de novembro de 2009, proíbe o fumo em ambientes fechados de uso coletivo. Desde então foram feitas 4,2 mil inspeções específicas para bares, restaurantes e casas noturnas. Desse total, foram encontradas irregularidades em 230, que foram autuadas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo