O organismo possui os chamados corações periféricos, que são estruturas que atuam no retorno venoso, devolvendo o sangue ao coração. "O coração propulsiona o sangue em direção aos membros inferiores do corpo, enquanto o retorno venoso faz o caminho inverso", explica a médica cirurgiã vascular, Flávia Tristão.
Entre os corações periféricos mais importantes está a panturrilha. Composta de diversas estruturas, como: as principais artérias, veias, nervos, ossos e músculos. De acordo com a médica ao contrair a musculatura da panturrilha, durante o andar, há um aumento de pressão dentro da cavidade. "É isso que faz o sangue das veias serem impulsionados em direção ao coração", explica.
Além de auxiliar no retorno venoso das pernas, a musculatura tem muita importância, pois está ligada a insuficiência venosa crônica (IVC), - conhecida como varizes – comum, principalmente, nas mulheres. "As varizes são causa frequente de dor, cansaço, peso e inchaço nas pernas. Nos casos mais graves podem levar ao surgimento de feridas que são de difícil cicatrização", destaca a médica.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
Para que o retorno do sangue das pernas ocorra é necessário que a musculatura da panturrilha seja fortalecida, pois para o sangue percorrer pelos vasos é necessário vencer a força da gravidade. "Com a idade é normal que haja uma perda da massa muscular, principalmente em mulheres. Isso ocorre por uma atrofia natural das fibras musculares", ressalta a médica.
A importância dos exercícios
Para as mulheres que querem manter-se longe das temidas varizes é necessário praticar exercícios específicos, ou seja, aqueles que trabalham não somente a força muscular, mas também o alongamento, - como flexão e extensão.
Segunda ela, é importante ressaltar que não somente o fortalecimento da panturrilha, mas também a perda de peso, alongamento adequado, principalmente da articulação do tornozelo, e fortalecimento da musculatura abdominal e do períneo são importantes para prevenir ou amenizar os sintomas das varizes. "Casos em que há varizes ou insuficiência da safena associados é necessário realizar um tratamento específico como o uso de meias elásticas ou cirurgia para controle da dor ou prevenção de feridas", destaca a médica.
Lembrando que outras alterações também podem favorecer o desenvolvimento das varizes: dilatação das veias com deficiência das válvulas que direcionam o sangue, sequelas de uma trombose e pacientes que não movimentam de forma correta o tornozelo.