As festas de final de ano são um prato cheio para os apreciadores de bebidas aumentarem consideravelmente o consumo de álcool. Porém, depois da folia, muitos recorrem às tão famosas promessas para o novo ano, prometendo inclusive diminuir ou até mesmo parar de beber.
Um estudo feito pela Faculdade de Medicina da Universidade de Londres, apontou que indivíduos que se propuseram a dar um descanso ao fígado apresentaram uma grande melhoria na qualidade de vida.
Participaram do experimento 14 pessoas que não se julgam beberrões. Apesar do número de participantes ser bem reduzido, o resultado apresentado pelos indivíduos que ficaram em abstinência foi impressionante.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
A quantidade de gordura no fígado caiu em média 15%. Os níveis de glicose no sangue também despencaram em média 23%. A taxa de colesterol total teve redução de 5% e os participantes perderam 1,5 kg. O grupo que continuou bebendo não apresentou nenhuma alteração significativa.
Os participantes apresentaram também melhoria na qualidade do sono, na concentração e no desempenho profissional. O único ponto fraco foi a redução do convívio social, uma vez que sair com os amigos é sinônimo de beber.
A pesquisa teve como principal objetivo incentivar a redução do consumo de álcool se beneficiando dos resultados obtidos no período da abstinência.
(Com informações Uol Saúde)