Pesquisar

Canais

Serviços

Divulgação
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Atenção aos sintomas

Problemas bucais podem causar sinusite odontogênica; saiba mais

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
24 nov 2016 às 17:20
Continua depois da publicidade

Dores de cabeça, secreção nasal intensa e contínua e sensibilidade no maxilar podem ser sinais de sinusite odontogênica, doença causada após alguns problemas bucais e procedimentos dentários realizados, tais como: implantes, extração de dente, gengivite, periodontite e até cáries, que podem evoluir e levar pus e bactérias para os seios maxilares, causando assim a inflamação.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Segundo o otorrinolaringologista Ricardo Landini Lutaif Dolci, estima-se que de 10% a 30% das sinusites maxilares sejam de origem odontogênica e que 8% das patologias devem ser tratadas com cirurgia.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade


"A sinusite acontece porque as raízes dos dentes superiores ficam próximas aos seios maxilares, região favorável para que uma inflamação se desencadeie. Se não tratada adequadamente, a contaminação pode se agravar e ocasionar outros problemas mais sérios como: bronquite, pneumonia, asma, entre outros", explica o especialista.


Para um tratamento eficaz dessa inflamação é fundamental a realização de uma análise aprofundada para determinar se a sinusite é de origem odontogênica ou não.

Após a confirmação, o processo para uma melhora do problema envolve a eliminação dos fatores dentários responsáveis pelo problema e o manejo da infecção do seio maxilar, trabalho que pode ser realizado em conjunto entre otorrinolaringologista e dentista.


Continue lendo