Devido à rotina tão corrida e ao sedentarismo presente na vida da grande maioria das pessoas, é comum que muitos sofram com problemas causados pela má postura. Pesquisas revelam que cerca de 80% dos brasileiros sofrem ou sofrerão com problemas de coluna, que refletem negativamente em diversas áreas do corpo. Esse número alarmante é resultado da pouca atenção destinada a essa região, tão importante do corpo humano. Com o propósito de tratar e prevenir tais problemas surgiu um método fisioterapêutico revolucionário que visa corrigir problemas de postura: a RPG.
Segundo a fisioterapeuta Ana Gil, o método, cuja sigla significa Reeducação Postural Global, consiste em ajustamentos na musculatura postural. "A RPG reorganiza, reequilibra e alonga os músculos responsáveis pela alteração na postura. A finalidade do tratamento é de prevenir e tratar alterações posturais, através de alongamentos globais que envolvem todas as cadeias musculares e respiração ativa, amenizando diversos tipos de dores. O tratamento consiste em exercícios práticos com posições variadas que contribuem até mesmo para dar mais forma ao corpo e diminuir a tão incômoda barriguinha, por meio da correção da postura", afirma.
De acordo com a especialista, o grande diferencial da RPG está na forma em que o tratamento é aplicado. "Diferentemente de muitos métodos disponíveis, a RPG trata o indivíduo em si e não sua doença. Visto que cada pessoa reage de maneira diferente a uma determinada patologia, o tratamento para combatê-la deve ser personalizado". Segundo Ana Gil, a técnica é original, porém se baseia em três princípios já conhecidos e aplicados na fisioterapia. "A individualidade, com um tratamento personalizado para cada pessoa; a casualidade, compreendendo que a verdadeira origem do problema pode estar distante do local onde a dor é sentida; e a globalidade, tratando o corpo humano como um todo, para que sejam verificadas quais tensões se relacionam".
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
Ana Gil explica ainda que "a RPG é recomendada para pessoas de todas as idade, de crianças à idosos e até mesmo para mulheres grávidas. A técnica serve tanto para prevenir quanto para tratar problemas ocasionados pela má postura". Segundo ela, a RPG é também recomendada para tratar as mais diversas patologias. "A Reeducação Postural Global trata problemas como: dores lombares, dorsais e cervicais, lesões por esforço repetitivo, desvio de coluna, dores nas mãos e nos pés, hérnias de disco e torcicolos. Além disso, é indicada para tratar de doenças respiratórias, reumatológicas, oculares e até mesmo, problemas de períneo (como a incontinência urinária)", diz.
Por fim, a especialista alerta para a importância do acompanhamento de um profissional. "A RPG é uma técnica complexa que deve ser realizada por um fisioterapeuta com formação específica nesta área. Caso contrário, além de não se beneficiar com o tratamento da patologia, o cliente corre o risco de piorar o seu quadro de dor e ainda acarretar no surgimento de outros problemas", conclui.