Nos primeiros três anos de vida, o organismo da criança ainda é frágil e suscetível a diversas doenças. Saiba mais sobre como proteger seu bebê dos principais problemas típicos da infância.
Resfriado Comum
De acordo com o dr. José Gabel, secretário do Departamento de Pediatria Ambulatorial e Cuidados Primários da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), o resfriado comum é a causa mais frequente das consultas feitas pelo pediatra, sobretudo durante os meses frios e chuvosos. A transmissão ocorre, principalmente, através das mãos, boca, saliva, muco e secreções.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
"Os sintomas em geral manifestados são congestão nasal, coriza ou rinorréia, espirros, lacrimejamento e irritação dos olhos, tosse e mal estar. Também pode acompanhar febre e dor de garganta, com duração de 3 a 10 dias", diz o pediatra.
Faringoamigdalite
São definidas como o processo inflamatório agudo da mucosa faríngea, afetando as amígdalas e a faringe. Quando a inflamação afeta apenas as amígdalas, é chamada amigdalite; e quando a faringe inflama, é faringite.
"Muito comum nos três primeiros anos de vida, os principais sintomas de amigdalites agudas são dores de garganta, febre alta, dor para engolir, aumento de gânglios cervicais e submandibulares e mal estar", alerta o dr. Gabel.
O pediatra ressalta que quando as faringoamigdalites não são diagnosticadas ou tratadas corretamente podem levar a complicações como doença reumática e nefrite.
"A confirmação do diagnóstico ocorre com exame clínico e testes laboratoriais de detecção rápida. Para o tratamento, a indicação é o uso de antibióticos prescritos pelo pediatra", explica.
Otite Média Aguda (OMA)
Esta é uma das infecções pediátricas mais frequentes, depois do resfriado. A criança com otite pode não apresentar febre ou dor nos primeiros dias. Mas, bebês e crianças podem apresentar sintomas de resfriado comum e irritabilidade. Em alguns casos, só em que há infecção, ocorre a perfuração aguda da membrana timpânica e saída de secreção purulenta.
Quadros recorrentes podem acarretar em deficiência auditiva, além de atraso no desenvolvimento e aprendizado. Por isso, é importante o diagnóstico precoce e tratamento com antibiótico específico.
Laringite
A laringite é uma infecção viral, caracterizada por tosse rouca. "Ela aparece de forma aguda, em geral de madrugada, e muitas vezes de cura espontânea. É preciso ficar atento, pois pode levar a insuficiência respiratória aguda", alerta o dr. Gabel. O tratamento é feito com oxigenioterapia, medicamentos anti-inflamatórios e antialérgicos.
Miliária
A miliária é caracterizada por erupções na pele observadas a partir da segunda semana de vida. "É causada por obstrução dos condutos sudoríparos e imaturidade das glândulas sudoríparas do neonato. As principais localizações afetadas são face, couro cabeludo e tronco, principalmente em climas quentes e época de calor", comenta.
De acordo com o pediatra, a melhora ocorre com medidas de controle envolvendo banhos mornos, evitar o calor, usar pouca roupa, ficar em ambiente refrigerado e refrescante.