Na busca por um rosto mais uniforme, é muito comum as pessoas optarem por cirurgias plásticas. As opções são variadas: a rinoplastia, por exemplo, é um dos procedimentos estéticos mais realizados que modifica o nariz e dá um toque diferente à face. O levantamento de sobrancelhas e a otoplastia (cirurgia realizada nas orelhas) também são outras técnicas comuns para quem deseja realizar alterações significativas.
Entre tantas intervenções que podem ser feitas no rosto, muitos recorrem também à mentoplastia, que aumenta ou remodela o mento ou o queixo. Este tipo de cirurgia não promove mudanças bruscas na fisionomia do paciente e por isso é indicada para quem possui o queixo retraído; a mentoplastia consiste na colocação de uma prótese de silicone entre o osso e os músculos do mento. "O queixo pequeno faz o nariz parecer maior e poucos conseguem observar este detalhe", afirma Arnaldo Korn, diretor do Centro Nacional – Cirurgia Plástica.
A cirurgia é simples, com anestesia local ou sem sedação, a depender do caso. O silicone é colocado através de uma pequena incisão, que pode ser feita dentro da boca ou na parte inferior do queixo. "Um estudo é feito para ver o tamanho da prótese", conta o diretor. Quanto ao pós-operatório, ele é indolor e é necessária a utilização de curativos por um período de quinze dias para fixar a prótese. Recomenda-se ainda a ingestão de alimentos mais fáceis de serem mastigados, como sopas, sucos, vitaminas, purês, etc. Durante o período de recuperação, os cuidados com a higienização devem ser intensificados.