O excesso de peso não altera apenas a forma física e desequilibra a estética. As gordurinhas a mais no organismo aumentam a produção de estrogênio e alteram o equilíbrio hormonal feminino e dificultam a possibilidade de fecundação.
Dr José Bento de Souza, especialista em reprodução humana, explica que os ovários das mulheres obesas sofrem alterações que influenciam diretamente no desenvolvimento natural dos óvulos e reduzem as chances de fertilidade. Isso acontece porque a alteração na produção da insulina liberadas pelo organismo feminino obeso interrompe o funcionamento normal dos óvulos.
O peso acima do ideal interfere também no ciclo hormonal da mulher, outro fator prejudicial à fertilidade. "A obesidade faz com que o organismo feminino produza maior quantidade de estrógeno e isso desafina toda a orquestra hormonal limitando as chances de gravidez" completa o médico.
E não são apenas as mulheres que arcam com as conseqüências dos quilos a mais. Os homens que apresentam excesso de peso também sofrem alterações como a redução no nível de testosterona e o aumento de estradiol, o que compromete a produção de esperma podendo gerar falha na hora da concepção.