Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Fique atento!

Quinzena incentiva doações regulares de sangue em Londrina

Redação Bonde/ Prefeitura de Londrina
02 jun 2015 às 16:00

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A importância de mostrar à população a necessidade de doações regulares de sangue foi destacada por todos que participaram, na noite de segunda-feira (1), da abertura oficial da 1ª Quinzena Municipal de Conscientização à Doação de Sangue. A cerimônia aconteceu na Câmara Municipal de Londrina, com a presença de vereadores, promotores e parceiros do evento. Criada pela lei municipal 12.037/2014, por iniciativa do vereador Tio Douglas (PTB), a Quinzena deve ser realizada anualmente, nas duas primeiras semanas do mês de junho.

O diretor do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Rede Hemepar), Paulo Hatschbach, definiu este como um momento histórico para Londrina. "Pela magnitude do evento e pela relevância da iniciativa, temos muito a comemorar", disse, lembrando que em 2015 o Hemepar completa 30 anos de criação e atualmente atende mais de 380 hospitais no Paraná.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Já o diretor do Hemocentro Regional de Londrina, que funciona ao lado do Hospital Universitário (HU) e pertence à rede Hemepar, Fausto Trigo, afirmou que a grande missão é prover sangue a 100% dos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos hospitais da cidade e municípios compreendidos na 17ª Regional de Saúde. Atualmente, o Hemocentro Regional coleta mensalmente 1.200 bolsas de sangue. "A meta é aumentar a coleta em duas a três vezes, chegando a até 3 mil bolsas de sangue por mês", ressaltou o hematologista.

Leia mais:

Imagem de destaque
Conheça o MusicalMente

Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional

Imagem de destaque
No União da Vitória

Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul

Imagem de destaque
Foco e disciplina

'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento

Imagem de destaque
Câncer e outras doenças

Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória


Segundo Trigo, para atender uma população estimada em um milhão de habitantes na região, existem aproximadamente 1.600 leitos do SUS, dos quais somente 50% são atendidos pelo sangue colhido na rede Hemepar, mantida pelo governo do Estado. "Queremos mudar este cenário, daí a importância da participação firme da sociedade", destacou, lembrando que apenas 1,8% da população brasileira doa sangue, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Publicidade


O médico ressaltou que se cada um doasse sangue no mês do aniversário, todos os anos, estaria assegurado o abastecimento contínuo dos estoques do Hemocentro, evitando as tão comuns crises de escassez.


O vereador Tio Douglas, autor da lei que criou a Quinzena Municipal de Conscientização à Doação de Sangue, confessou que ficou surpreso ao receber o apoio de tantas instituições e de tantas pessoas. "Não imaginava que tantos iriam aderir à ideia. Foi muito gratificante ver que a cada reunião contávamos com mais participantes." O vereador explicou que a data da Quinzena foi escolhida de forma a englobar o Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado pela OMS desde 2004 em 14 de junho. "Doar sangue é um ato de amor que pode salvar vidas. Me sinto honrado em ser o autor desta lei."

Publicidade


Também participaram da abertura oficial da Quinzena, entre outras autoridades, Andressa Fiorio Zocoler que representou a Secretaria Municipal de Saúde e a reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Berenice Quinzani Jordão.


A cerimônia contou ainda com a presença das Embaixadoras da Solidariedade da BPW Londrina, uma das parceiras da iniciativa, juntamente com universidades, entidades do Sistema S (Sest/Senat, Senai, Sesi, Senac e Sesc), Sercomtel, Conselho da Mulher Empresária e Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil). A 1ª Quinzena Municipal de Conscientização à Doação de Sangue é promovida pelo Governo do Paraná por meio do Hemocentro Regional de Londrina, com apoio da Prefeitura de Londrina e da Câmara de Vereadores.


Para os próximos dias estão programadas várias ações envolvendo a comunidade, como panfletagens no Calçadão para mostrar que a doação de sangue é simples e segura, espetáculo na Praça Nishinomya e blitze educativas.

A programação completa e outras informações estão disponíveis na internet, neste link.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo