Não ter confiança em si mesmo, medo de falhar, tristeza e incapacidade de fazer coisas por incentivo próprio. Esses são alguns sintomas de pessoas com baixa autoestima, o que é uma realidade constante.
Uma das características, segundo o site Mind Body Green, é a necessidade constante de provar a si mesmo – e aos outros – de que é capaz, mesmo que tal leve algum tempo a acontecer (pela falta de confiança em avançar). Mostrar o próprio valor, provar de que se é capaz e dar a conhecer constantemente as suas habilidades são alguns dos comportamentos recorrentes nas pessoas com uma baixa autoestima.
Manter relações consideradas tóxicas é também algo comum entre as pessoas sem autoestima, uma vez que não têm coragem para se impor num grupo ou para negarem a companhia de quem não é bem-vindo.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
Quando a confiança é pouca ou nenhuma é também habitual uma pessoa ficar devastada por cada contrariedade que aconteça no dia-a-dia. E alguns dos acontecimentos – por muito ténues que possam ser – acabam por ser autênticos dramas que se podem arrastar por meses, podendo dar origem a depressões ou momentos de tristeza profunda.
Olhar para o sucesso e para a conquista como uma consequência da sorte e não do mérito é outro pensamento comum entre as pessoas com uma baixa autoestima e que não acreditam em si e no seu valor, diz a publicação destacando o último sinal: não ter coragem para dar vida a um sonho.
Quando a pessoa não acredita em si e não tem confiança nas suas ideias, a ideia de avançar é uma mera miragem. E, por vezes, a consciência da incapacidade de avançar é um motivo para se sentir ainda mais triste.
(com informações do site Notícias ao Minuto)